PUBLICIDADE
Notícias

Seara da Ciência da UFC realiza observação astronômica nesta quarta

Estudantes, curiosos e admiradores da astronomia poderão utilizar o observatório para visualizar planetas e satélites gratuitamente

17:30 | 26/01/2015
NULL
NULL

A Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza nesta quarta-feira, 28, a partir das 18h, no Campus do Pici da instituição, a primeira sessão de 2015 do projeto "O Céu da Seara", disponibilizando o observatório para que estudantes, curiosos e admiradores da astronomia visualizem planetas e satélites gratuitamente.

A observação deste ano será realizada por meio de três telescópios e se concentrará inicialmente na observação de planetas mais próximos da Terra, como Marte e Vênus. Além de visualizar os planetas em tamanho setenta vezes maior, os admiradores da Lua poderão visualiuzar suas crateras.

Afim de auxiliar os participantes, serão ainda exibidos vídeos explicativos sobre os planetas e satélites a serem visualizados.

ISS

O ponto alto da noite desta quarta será a observação da passagem da ISS, a Estação Espacial Internacional, o maior satélite que está em órbita na Terra, tripulado por seis astronautas.
[SAIBAMAIS 3]
A ISS funciona como um laboratório gigante, realizando experimentos na ausência de gravidade. Segundo Fabrício Batista, bolsista responsável pelo projeto, o equipamento poderá ser visto das 18h30min às 18h36min e, ao passar, gerará um enorme brilho.

As sessões no observatório da Seara da Ciência são realizadas uma vez por mês, gratuitamente, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O calendário de observações pode ser consultaod no site da Seara: http://www.seara.ufc.br.

Serviço
Observação astronômica na Seara da Ciência

Dia: 28 de janeiro (quarta-feira)
Hora: a partir das 18h
Local: Seara da Ciência - Campus do Pici da UFC
Endereço: Próximo à avenida Eng. Humberto Monte, a meia distância entre a Av. Bezerra de Menezes e a Av. Jovita Feitosa, na esquina da Rua Dr. Abdênago com a Av. Andrade Furtado.

Redação O POVO Online
TAGS