PUBLICIDADE
Notícias

Professores e alunos ocupam o prédio da Uece

Ocupação teve início na segunda-feira, 26, e segue até esta quarta-feira, 28. Secretário de Ciência, Teconologia e Educação vai se reunir com a categoria

12:04 | 28/01/2015

Pelo terceiro dia consecutivo, alunos e professores de diversos campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) ocupam o gabinete da reitoria no campus do Itaperi, em Fortaleza. O grupo, formado por cerca de 40 pessoas, reivindica a melhor distribuição das vagas autorizadas pelo Governo e condena o corte uniforme da direção.

Célio Coutinho, professor do campus de Itapipoca da Uece e presidente do SindUece, explica que a greve acabou após autorização do Governo de contratação de 113 professores, mas a distribuição das novas vagas prejudica os campi com quantidade menores de educadores. “A direção dividiu as vagas sem levar em conta os locais com cursos em estado de colapso. Letras Inglês de Quixadá, por exemplo, tem apenas um professor. Um curso inteiro com um professor?”, questiona.

Para ele, é preciso rever o método de distribuição, priorizando o Interior. “Os campi do Interior são mais carentes. Na terça-feira, 27, a diretoria teve uma reunião, mas houve pouco avanço, seguimos a ocupação para manifestar nosso descontentamento”, completa Célio. O critério da reitoria é um corte de 30% para todos os centros da Uece, mas a categoria afirma que vários cursos já estavam bem abaixo do mínimo necessário para o funcionamento das graduações.

A demanda dos professores será novamente discutida na tarde desta quarta-feira, 28, às 16 horas, com o secretário de Ciência, Tecnlogia e Educação, Inácio Arruda. O POVO Online tentou entrar em contato com a reitoria da Uece, mas as ligações ainda não foram atendidas.

Campi
A falta de professores, conforme o SindUece, é mais grave nas faculdades de Quixadá e Iguatu, com oito e cinco cursos de graduação, respectivamente. Em Quixadá, foram disponibilizadas duas novas vagas e em Iguatu dez vagas, o que para a o sindicato poderia provocar o cancelamento do vestibular de alguns cursos.

Redação O POVO Online
TAGS