PUBLICIDADE
Notícias

Pró-Árvore faz levantamento das árvores do Bosque Eudoro Correia

A ação, que foi acompanhada por técnicos da Seuma, pretende a preservação de todas as árvores saudáveis, no caso de reformas futuras

18:54 | 09/01/2015
NULL
NULL

Preocupados com a manutenção da vegetação original do Bosque Eudoro Correia, na Aldeota, no caso de uma possível reforma, o Movimento Pró-Árvore está realizando o levantamento numérico e qualitativo de toda a vegetação presente nos 25 mil metros quadrados do bosque, que também é conhecido como Praça das Flores.

Após a notícia, divulgada em novembro de 2014, de que a praça seria adotada pela empresa BSpar Incorporações, o Pró-Árvore verificou que algumas árvores tiveram seus troncos marcados com círculos e xis. “É um levantamento preventivo para que possamos dialogar com a empresa. O nosso principal objetivo é que o projeto de reforma da praça se adapte às árvores e não o contrário. Queremos evitar que um planta saudável seja retirada para atender as demandas de um projeto”, salienta o professor Leonardo Jales, um dos membros do Pró-Árvore, presente na inspeção.

Na primeira visita, feita na última quinta-feira, 8, três membros do Pró- Árvore e dois técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, cerca de um terço da praça foi vistoriado. “Nesta primeira etapa, contabilizamos 100 árvores. Verificamos o estado fitossanitário das árvores e algumas estão em mau estado”, comenta Jales, contando que a segunda etapa do levantamento deve ser realizada na próxima terça-feira, dia 13. As árvores vistoriadas até agora são em sua maioria oitizeiros e gamelinas.

Quando da notícia sobre a intenção de adoção do bosque pela empresa BSpar Incorporações, parte do Programa de Adoção de Praças da Prefeitura de Fortaleza, a incorporadora explicou em nota que o projeto - que deveria promover melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, mantendo a dinâmica existente e contemplando o comércio e a atual utilização pública do espaço - estaria sob avaliação da Prefeitura. Procurada pelo O POVO, nesta tarde, a incorporadora informou que a intenção de adotar o Bosque é legítima, mas que ainda não foi formalizada junto a Prefeitura e que por isso ainda não há projeto de reforma. Além disso, por meio da assessoria, a empresa alega não ter realizado marcações nas árvores.

Saiba Mais

Fundada em 1945, a praça passou a ser chamada de Bosque Eudoro Correia em 1965. Desde o ano passado, existe um projeto na Câmara Municipal de Fortaleza, requerendo a mudança do nome para Bosque Carlos Alberto Studart Gomes.

TAGS