PUBLICIDADE
Notícias

Operações serão mantidas para impedir realização da Feira da Sé

Uma série com outras sete operações com forte aparato de segurança está programada, segundo Prefeitura. Depois, secretaria vai avaliar dimensão das ações de fiscalização

17:14 | 22/01/2015
NULL
NULL
Pelo menos outras sete operações serão realizadas para impedir a ocupação irregular da avenida Alberto Nepomuceno por ambulantes da Feira da Séno mesmo porte da ação que ocorreu de quarta-feira, 20, para esta quinta, 21, no Centro. 

Esta primeira operação contou com um total de 378 homens, que foi o diferencial, segundo o titular da Secretaria Regional do Centro (Sercefor), Ricardo Sales, na comparação com as outras ações de fiscalização que já estavam sendo realizadas pela Prefeitura. "Além disso, a gente contou também com Corpo de Bombeiros e Samu", afirmou. 

[SAIBAMAIS 2]De acordo com o secretário, não foi registrado confronto. No balanço da Sercefor, apreensões de algumas barracas, que estavam montadas em espaços irregulares, e de poucos produtos, sem detalhar número exato. "Nossa avaliação é de que foi uma ação totalmente positiva. O objetivo principal, que era o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foi alcançado", avalia. 

Um total de oito operações deverão ser realizadas, o que, conforme Ricardo Sales, foi acertado com as entidades envolvidas e com o Ministério Público. As ações vão ocorrer das 19 horas de quarta-feira até 11 de quinta-feira, e de 13 horas no sábado até 14 horas no domingo, dias da feira.

"Depois que terminar essa série, vamos redimensionar a operação e manter no tamanho que for necessário para manter", explicou o secretário. 

A fiscalização dos dias 20 e 21 envolveu forte aparato de segurança: 200 policiais militares (da Cavalaria, da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas e do Batalhão de Choque), 160 guardas municipais e 18 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Ricardo Sales reforçou que está mantido para 2015 o prazo de entrega do local definitivo para os feirantes: o espaço da antiga fábrica de tecido Filomeno Gomes, no bairro Jacarecanga. “O projeto está em andamento na Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente), esperando a licença ser emitida para começar a construir. A feira deve ser deslocada para lá, com infraestrutura e segurança, pra poderem trabalhar de uma forma muito mais digna”, afirmou.

Ordem judicial
Conforme explicou a Prefeitura, por meio de sua assessoria, a operação faz cumprir uma ordem judicial de 2012, que determina o ordenamento do local e a proibição da feira na Alberto Nepomuceno, que corriqueiramente é apontada como responsável por tornar a via intransitável.

Redação O POVO Online
TAGS