PUBLICIDADE
Notícias

Movimento pede manutenção da praça Portugal

O objetivo do encontro foi de tentar impedir que a praça Portugal sofra intervenções

20:27 | 26/01/2015
O Movimento em Defesa da praça Portugal se reuniu no fim da tarde desta segunda, 26, com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. A intenção do grupo foi de conversar sobre as possibilidades de preservação da praça, que tem um projeto de modificação pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), da Prefeitura de Fortaleza. Durante a reunião, o grupo informou que apresentará formalmente à Secult requerimento de abertura de processo de tombamento da praça Portugal, em nível estadual. O documento deverá ser entregue, na Secult, na manhã desta terça, 27. 
 
A reunião acabou na noite desta segunda. O requerimento seguirá a tramitação prevista pela legislação estadual, sendo analisado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, e, posteriormente, enviado para análise e manifestação do Conselho Estadual de Patrimônio.  
 
O encontro, articulado pelo vereador João Alfredo (PSOL), reúne membros do grupo Direitos Urbanos, arquitetos, professores universitários e militantes em defesa do patrimônio público. 
 
Durante o ano passado, após anúncio do prefeito Roberto Cláudio de que a praça Portugal seria demolida para a construção de um cruzamento entre as avenidas Dom Luiz e Desembargador Moreira, o vereador João Alfredo se posicionou contra o projeto. Durante pronunciamento feito em março do ano passado na Câmara, o parlamentar defendeu que é possível criar alternativas para o trânsito da região sem que a Praça seja destruída. “O que precisamos fazer é aprofundar o debate sobre alternativas. O que a Prefeitura está apresentando é válido, mas não é suficiente para nós esgotarmos o debate”, afirmou à época.

Redação O POVO Online
TAGS