PUBLICIDADE
Notícias

Governador promete criar 249 vagas para professores

A greve dos professores das universidades estaduais já dura 108 dias. Governador prometeu ampliar o número de docentes

19:24 | 06/01/2015

Em reunião durante a manhã e início da tarde de ontem com os reitores e professores das três universidades estaduais do Ceará, o governador Camilo Santana (PT) anunciou concurso para preencher 249 vagas para professores efetivos. As vagas devem suprir uma demanda emergencial. O encontro ocorreu no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.


A distribuição dos professores, definida pelos reitores e docentes das instituições, deve ser de 120 para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), 67 para a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e 62 para a Universidade Regional do Cariri (Urca). A data da autorização para o concurso só será definida quando a greve, que já dura 108 dias, for encerrada.


Além disso, o governador se comprometeu a fazer a nomeação de 33 professores que foram aprovados em concurso público há dois anos e distribuir suas vagas entre as universidades do Estado. O presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Célio Ribeiro Coutinho, considerou positiva, do ponto de vista emergencial, a reunião com o governador.


“Vamos nos reunir com o Inácio Arruda (titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a Secitece) no próximo dia 14 (quarta). Mas o fim da greve só vai poder ser declarado após assembleia marcada para a próxima sexta (9), quando vamos apresentar a propostas a todos os professores”, explica.


O governador ainda se propôs a dar andamento e encaminhamento às ações emergenciais apresentadas pelos sindicalistas. Contudo, o chefe do Executivo do Estado assumiu o compromisso, mediante o término da greve nas universidades. “Eu estou proposto a realizar o concurso, mas só com a certeza de que as universidades sairão de greve”, enfatizou Camilo.


Segundo o presidente do Sinduece, outras questões ainda devem der debatidas, como o aditivo de R$ 6 milhões às obras da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Uece. Além disso, o governador se comprometeu a enviar, para a Assembleia Legislativa, a lei  que trata da insalubridade para professores que lidam com  componentes químicos tóxicos. No entanto, não foi definida uma data para enviar a proposta.

Custeio das bolsas
Outro ponto que ficou definido foi o compromisso de preservar os R$ 10 milhões em bolsas de pesquisa, ensino e extensão para os estudantes de todos os campi das universidades estaduais. Uma questão, segundo Célio Ribeiro, que ainda deve ser discutida é a aprovação de um aditivo para professores associados. “A reunião foi positiva se considerarmos que o governador atenda a todos os pontos propostos no encontro”, delimitou Coutinho.

 

Redação O POVO Online

TAGS