PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes cearenses são destaque em Olimpíada Nacional de Português

Os vencedores levaram para casa tablets, notebooks e vales no valor de R$300 para compras de livros

11:38 | 06/01/2015
NULL
NULL

O Ceará foi destaque na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, com três vencedores finais, em duas categorias: Artigo de Opinião e Crônica.

No total, foram 3 milhões de textos inscritos no concurso que premia estudantes de escolas públicas brasileiras. As etapas tiveram início em setembro de 2014 e o resultado final saiu em dezembro, com uma cerimônia de premiação ocorrida em Brasília para alunos e professores, com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim.

O estudante Iury Holanda, 17, aluno do 2º ano do Ensino Médio da escola Renato Braga, foi um dos vencedores na categoria Artigo de Opinião. O jovem levou a nível nacional o debate sobre as intervenções na Praça Portugal, concorrendo com texto que questiona as obras.

O tema, segundo ele, foi escolhido levando em conta tanto o valor afetivo, pelas memórias dos passeios na infância, quanto a importância do sentido histórico que o equipamento carrega.

Iury conta que a melhor experiência da Olimpíada foi vivida na semifinal, em Brasília, quando alunos de todo o País se reuniram para participar de oficinas, debates e conhecer mais sobre o gênero de escrita que escolheram.

O estudante destaca que o clima não era de competição. “Eram 125 pessoas que nem se conheciam e mais pareciam amigos de infância. Os outros dois alunos que falavam sobre a praça principalmente, tanto que na final diziam que precisava ter algum vencedor falando do assunto, para levar o caso a nível nacional”.

Para Iury, que vai definir a escolha da profissão entre Jornalismo ou Letras, o título que ganhou serviu para fortalecer os estudos, como resposta de que todo esforço tem retorno.

Mais duas estudantes cearenses saíram vencedoras no concurso. As adolescentes Joyce Almeida, 16, e Ester Raquel Ferreira, 15, representam a Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

Joyce usou a diversidade linguística estabelecida em sua cidade com a chegada dos colaboradores das empresas do Complexo Portuário e Industrial do Pecém como tema do artigo. A adolescente ressalta que a experiência na Olimpíada e o contato com estudantes de todo o Brasil ajudou a aprofundar os conhecimentos.

Já Ester, vencedora com um texto em formato de crônica, contou a história curiosa de uma menina que faz de tudo por um vestido, e, ao chegar à festa escolhida para desfilar o modelo, encontra outra pessoa com a roupa igual.

A estudante do 1º ano recomenda para quem quiser se dar bem nas redações, prestar atenção nas regras básicas de ortografia e ler autores importantes, como Raquel de Queiroz, por exemplo.

Os vencedores levaram para casa tablets, notebooks e vales no valor de R$300 para compras de livros. As escolas dos ganhadores receberam dez computadores cada uma, e projetores multimídia, além de placa com homenagem.

A Olimpíada

Esta foi a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que tem incentivo do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Redação O POVO Online

TAGS