PUBLICIDADE
Notícias

Estabilidade atrai mais que salário em concurso da Polícia Civil

Candidatos às funções de delegado, inspetor e escrivão realizaram provas discursivas e objetivas neste domingo, 18. Cargo mais concorrido tem média de 106,92 inscritos

17:34 | 18/01/2015
NULL
NULL

Mais de 35 mil pessoas fizeram provas para seleção da Polícia Civil do Ceará, neste domingo, 18. Com salários que variam de R$ 2.946,19 (para escrivães e inspetores) a R$ 14.592,39 (delegados), os candidatos disseram que mais do que o dinheiro, o principal atrativo é a estabilidade de um cargo público. Ao todo, são ofertadas 168 vagas para o cargo de delegado, 336 para escrivão e 259 para inspetor, todos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O agente penitenciário Hélio Duarte, 33, tentou a vaga para inspetor e disse que a prova estava fácil. “Tinha que olhar com cuidado, são muitas questões, mas achei que foi um exame bom”, opinou. Morador de Fortaleza, ele conta que o salário é praticamente igual ao que ganha como servidor público em Mossoró (RN), mas a vaga evitaria as viagens. “Como já sou servidor, sei que o mais importante é a estabilidade, não é necessariamente um salário maior. Seria uma economia trabalhar aqui e não ter que me deslocar”, explica.

Em uma caravana de Juazeiro do Norte, Imedila Sumei, 27, também tentou a vaga para inspetor, na Faculdade Maurício de Nassau, na Aguanambi. “É pelo dinheiro mesmo, não tem trabalho melhor do que serviço público, com estabilidade”, pontua. Gerente em uma loja de roupas, ela chegou em Fortaleza na tarde do último sábado, 17, e dividiu um apartamento alugado com outros candidatos. “Viemos em uma caravana de dois ônibus, todos com candidatos. Realmente é uma oportunidade que não podemos perder”, completa.

Para Imedila, a prova de Informática foi a mais complicada, mas as outras estavam ''dentro do esperado''. “Eu já havia feito concurso pra PM e Corpo de Bombeiros. Infelizmente não me prepararei 100%, diria que 60%, mas não vou desistir”, afirma. O segurança Gilson Sobreira dos Santos, 38, por outro lado, estava confiante e acredita que passou.

“Eu estudei muito de manhã e de noite, pelo menos umas três horas por dia. Desde o ano passado que me preparo, tentei ficar afiado em Direito Administrativo, até saí [da prova] com dor de cabeça, mas estou tranquilo”, relata. Gilson, que é formado em Biomedicina, busca a vaga pela estabilidade e identificação com o cargo. “Minha família toda é militar, eu mesmo já fui militar e c trabalho com segurança, é um diferencial, pois vou saber como lidar”, explica.

O cargo mais concorrido, segundo as estatísticas da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp), é o de delegado, que teve 17 mil inscritos, com uma média de 106,92 candidatos por vaga. A função de inspetor teve 46,56 candidatos por vaga, com um total 11.456 inscritos. Para as vagas de escrivão, foram 6.613 inscritos, o que corresponde a uma média de 20,73 candidatos por vaga.

O concurso foi realizado pela Vunesp em conjunto com a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). Os candidatos aprovados na primeira fase realizarão, além de teste físico, avaliação psicológica. Segundo edital do certame, a classificação final será feita em relação a cada turma, e pela média aritmética das notas obtidas na 1ª fase e na 2ª fase. As demais datas serão divulgadas posteriormente.

Serviço <br>Edital completo no link

Redação O POVO Online
TAGS