PUBLICIDADE
Notícias

Emergência de HGF volta a receber pacientes, após superlotação

O hospital afirma que a unidade está recebendo pacientes com perfil de atendimento terciário, ou seja, de alta complexidade e graves

10:39 | 14/01/2015
NULL
NULL

Por meio de nota, a assessoria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) informa que o atendimento no setor de emergência voltou a funcionar normalmente, desde as 7h desta quarta-feira, 14.

O hospital afirma que a unidade está recebendo pacientes com perfil de atendimento terciário, ou seja, de alta complexidade e graves.

Na última segunda-feira, 12, o diretor do HGF, Zózimo Luís de Medeiros Silva, enviou um ofício ao secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor, determinando a suspensão do atendimento de emergência para novos pacientes por 48 horas.

Por isso, quem foi ao hospital nos últimos dois dias encontrou portas fechadas, protegidas por seguranças da instituição.

Superlotação

A decisão foi tomada, conforme explicitado no ofício, devido à superlotação na unidade. A assessoria do HGF justificou uma “demanda além da capacidade” desde o início da semana, afirmando, ainda, que a situação se deu principalmente devido ao período do ano.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O número de pacientes excedentes na Emergência na última segunda-feira, 12, era de 64. Nesta terça-feira, 13, após suspender o atendimento e realizar regulação – transferência de pacientes de menor gravidade para unidades de apoio – o número foi reduzido para 35 durante a manhã, e chegou a 29 no final da tarde.

As unidades de saúde parceiras do HGF que deram assistência no atendimento à população foram: Hospital Fernandes Távora, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Waldemar de Alcântara e Hospital da Polícia Militar.

Ainda de acordo com a assessoria, na manhã desta quarta-feira, 14, o setor de emergência do hospital se encontra com seis pacientes excedentes.

Redação O POVO Online

TAGS