PUBLICIDADE
Notícias

Dentistas do PSF paralisam atividades nesta quarta

Além do ato para reivindicar melhores condições de trabalho, os profissionais do serviço público de Fortaleza e dos demais municípios cearenses irão examinar a população, em ação de prevenção do câncer de boca

21:00 | 26/01/2015

Todos os cirurgiões-dentistas do Programa de Saúde da Família (PSF), que atuam no serviço público em Fortaleza e nos demais municípios cearenses, vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira, 28, durante 24 horas.  

De acordo com ofício - comunicado de paralisação - encaminhado pelo Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) para a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a paralisação se deve ao Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos, que ocorrerá no referido dia, a partir das 7h, na Praça do Ferreira, de onde os profissionais seguirão para o Paço Municipal.

Ato-denúncia

Segundo o dentista e membro do Sindiodonto, Delano Maia, além de reinvindicação por direitos e melhores condições de empregos, os profissionais também solicitam material de consumo nas unidades de saúde. "Melhorou a parte estrutural da coisa, mas está faltando quase tudo, o que inviabiliza até a realização dos procedimentos", reclama Delano.

Num folder que será entregue à população durante o evento, consta que "o prefeito Roberto Cláudio entregou grande parte do orçamento da saúde (o maior do Município) a uma empresa privada, que não está cumprindo com o contrato: falta tudo nas unidades de saúde de Fortaleza!". 


Ação de prevenção


Concomitante ao ato, também estão previstas para acontecer ações coletivas de promoção e prevenção em saúde para a população, como uma de ação de prevenção do câncer de boca.

"A gente vai examinar todos os presentes. Muita gente tem feridinha na boca e não liga e quando vai atrás, já virou câncer", ressalta o dentista.

O sindicato também informa nos ofícios que declarações de comparecimento serão entregues a todos os dentistas presentes.

Redação O POVO Online

TAGS