PUBLICIDADE
Notícias

Defesa Civil alerta para cuidados que reduzem riscos de desabamentos

10:57 | 08/01/2015
NULL
NULL
O período de chuvas traz, além da incidência de raios, o perigo de desabamentos em áreas de risco de Fortaleza. No último registro sobre áreas de risco – que ainda datam de 2012 – há a indicação de 89 áreas com esse perfil na Capital, com 23 mil famílias, aproximadamente. Um novo diagnóstico deverá ser publicado até do segundo semestre do ano, segundo a Defesa Civil.

Para reduzir os riscos de desabamento, o órgão cita algumas medidas que podem ser tomadas pelas famílias, como não construir casa próximo às encostas de morros, córregos que possam inundar ou sobre barracos que possam deslizar. Além disso, Cristiano Ferrer, coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, cita as orientações:

-Acionar a Defesa Civil caso perceba estalos ou aumento das trincas em pedras; rachaduras ou trincas no terreno; árvores, postes e muros inclinados; muros e paredes estufadas; além de novas rachaduras ou trincas na casa;

[SAIBAMAIS 3] - Verificar se as rachaduras aumentam gradualmente com o tempo. ‘’Quem reside em áreas de risco deve ficar atento à elevação do nível das águas do córrego, ribeirão ou rio próximo a sua casa (mesmo se não estiver chovendo). Nesses casos, é possível ocorrer inundação’’, detalha.

Na última terça-feira, 7, O POVO publicou matéria sobre os riscos no Morro Santa Terezinha, que convive há muitos anos com obras inacabadas, desabamento e deslizamentos. Uma equipe trabalha no local do deslizamento para avaliar e refazer o sistema de drenagem danificado.

Serviço

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará
Rua Oto de Alencar, 215 Centro
Fone: (85) 3101.4582 e Fax 3101.2118

Redação O POVO Online
TAGS