MPF recomenda projeto para revitalização do Farol do Mucuripe

De acordo como autor da recomendação, o atual estado de conservação do Farol compromete a estabilidade do imóvel, com risco de desabamento

09:23 | Set. 05, 2014

NULL (foto: )

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou aos órgãos públicos a elaboração de um projeto destinado à revitalização do Farol do Mucuripe, em Fortaleza, no prazo máximo de 60 dias. O projeto visa o restauro, ocupação, manutenção e requalificação da área do entorno do equipamento.

 De acordo com o procurador da República Francisco de Araújo Macedo Filho, autor da recomendação, o atual estado de conservação do Farol compromete a estabilidade do imóvel, com risco de desabamento. O procurador ressalta ainda que se trata de um equipamento histórico, cuja importância arquitetônica e cultural fora reconhecida por meio de tombamento realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

 A medida considera a precariedade e deterioração das condições físicas da edificação, constatadas em vistoria técnica realizada em novembro de 2013.

 [SAIBAMAIS2]Segundo o MPF, ficou estabelecido o prazo de 30 dias para que a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará manifeste-se sobre a recomendação, na qualidade de coordenadora do Grupo de Trabalho "Todos em defesa do Farol Velho". Também integram o grupo a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Capitania dos Portos e a Secretária Regional II (SER-II).

 

Redação O POVO Online