Presos devem se transferidos de delegacias para presídios

11:23 | Abr. 14, 2014

Uma força-tarefa, iniciada nesta segunda-feira, 14, no Ceará, deverá transferir cerca de 200 presos de delegacias para presídios, segundo informações do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM). De acordo com a assessoria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), maiores informações sobre a transferência serão divulgadas pela diretoria nesta terça-feira, 15.

O motivo da operação seria a superlotação em celas dos distritos policiais, que proporciona fugas e rebeliões de detentos. Segundo o delegado Jairo Pequeno, do DPM, os presos já passam por processo de triagem. “A previsão é que até quarta-feira, 16, os detentos sejam registrados e direcionados para o sistema penitenciário”, completa.

Fugas

No último dia 4 de abril, 11 homens fugiram do 10º Distrito Policial (DP), no bairro Antônio Bezerra. Segundo a titular da unidade, delegada Débora Moreira, os homens ficavam em dois xadrezes, de onde eles cerraram as grades, por volta de 4h, e conseguiram escapar pela garagem do local, que fica na avenida Mister Hull.

No dia 6 abril, presos do 12° Distrito Policial, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, realizaram um motim e queimaram cuecas dentro das celas. Os casos de fugas ou rebeliões expõe fragilidades do sistema penitenciário cearense, com celas superlotadas e sem condições básicas para os detentos.

Redação O POVO Online