PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura inicia implantação de ciclofaixa na R. Ana Bilhar

17:54 | 13/09/2013
NULL
NULL
Na próxima segunda-feira, 16, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) inicia a implantação de ciclofaixa na Rua Ana Bilhar, situada entre as vias Manoel Jesuíno e José Vilar, compreendendo os bairros Varjota e Meireles. A medida atende à solicitação de ciclistas.

A ciclofaixa será unidirecional, com extensão de aproximadamente 2 km e largura total de 1,80m, localizada no lado direito e no mesmo sentido de circulação da via, conforme critérios técnicos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e estudos realizados previamente pela AMC.

Após o término das obras de recapeamento da Rua Canuto de Aguiar, será implantada a ciclofaixa também nesta via, no sentido oeste/leste, complementando o binário. A conclusão da pintura está prevista para o dia 20 de setembro.

Dentre as alternativas de rotas avaliadas, optou-se em escolher esse binário por ser corredor de tráfego com vias paralelas de sentido único, possibilitando uma ciclofaixa em cada sentido; possuir boa ligação nos sentidos oeste/leste e leste/oeste, havendo integração com a ciclovia da Via Expressa; ter apenas uma linha de ônibus na Ana Bilhar e nenhuma na Canuto de Aguiar; além de registrar um maior volume de ciclistas, tendo uma média de 1 ciclista a cada 2,5 minutos.


A partir do momento que a ciclofaixa estiver regulamentada, motoristas flagrados trafegando pela ciclofaixa poderão ser autuados de acordo com o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê punição gravíssima x 3 (R$ 574,62 %2b 7 pontos da CNH).

Redação O POVO Online, com informações da AMC

TAGS