PUBLICIDADE
Notícias

Dez motivos para se orgulhar de Fortaleza

Apesar dos problemas, Fortaleza ainda é uma cidade boa de viver sim. Não vamos virar as costas para a terra que nos acolhe, dá sol, boas histórias, cultura!

16:40 | 26/09/2013
NULL
NULL

Listamos 10 motivos para você ver a luz que brilha por aqui. Agarrar essa energia e começar a propagar a paz e o amor em Fortaleza. Quem sabe assim a violência, a carência de tudo o mais que há por aí, vai perdendo força e possamos nos orgulhar cada vez mais de sermos fortes, nordestinos e cearenses.

1 - Nós temos sol! O nosso clima é bom sim. É claro que faz calor, que suamos em bicas se formos andar em pleno meio-dia usando jeans, mas há a brisa constante. Temos como planejar o guarda-roupa, o equilíbrio da manhã e da noite e a garantia de pôr do sol a cada entardecer.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

2 - Uma das principais riquezas e o que causa mais saudade de quem daqui se distancia é a comida. O paladar do cearense é apurado. Só aqui prepara-se o legítimo baião de dois. Em toda casa a criatividade faz da dupla arroz com feijão um prato diferente. Isso sem falar que só aqui o caranguejo é cozido em leite de coco e não há no mundo sabor igual. A lista do que é que a culinária cearense tem de melhor é interminável.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

3 - O cenário é um sucesso. Basta ter olhos para ver. Da Praia de Iracema à Praia do futuro. Uma coisa boa é que, com os espigões, a orla tem sido melhor ocupada. Índices de balneabilidade revelam que em frente o Ideal a água é limpinha e surgem ali novos esportes como o stand up. O mesmo acontece próximo ao Mucuripe. Quer curar a amargura? Vai pra praia dar um tchibum! Lava a alma.
[FOTO4]

 

 

 

 

 

 

4 - Cinema ganha força. Neste mês de setembro temos três sucessos cearenses em cartaz: Pobres Diabos, de Rosemberg Cariri, e Lição de Esqui ganharam dois prêmios do Festival de cinema de Brasília. Outro sucesso em projeções nacionais é a comédia Cine Hollywood. Nós sabemos sim fazer cinema!

[FOTO5]

 

 

 

 

 

 

 

 

5 - Só este ano nove cearenses estão na lista dos indicados ao prêmio Jabuti de Literatura. Entre eles, a escritora Tércia Montenegro foi selecionada na categoria Conto/Crônica, com o livro O Tempo em Estado Sólido, seu quarto livro de contos, escrito entre 2009 e 2010. Além de Tino Freitas, selecionado na categoria Infantil, com a publicação Primeira Palavra; Socorro Accioli, também na categoria Infantil, com Ela Tem Olhos de Céu; e Lira Neto, na categoria Biografias, com Getúlio: Dos Anos de Formação à Conquista do Poder, 1882-1930. Ainda tem cearense na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, Antonio Caminha Muniz Neto, com o livro Tópicos de Matemática Elementar volumes 1,2,3,4,5.

[FOTO6] 

 

 

 

 

 

 

6 - Música é com a gente mesmo. São da terra os compositores Humberto Teixeira, Fausto Nilo, Belchior, Fagner, Ednardo, Evaldo Gouveia, Pingo de Fortaleza...para citar esses que diferentes gerações e o Brasil inteiro cantarola por aí.

[FOTO7]

 

 

 

 

 

 

 

 

7 - O fortalezense é bom de mesa. Tem a boemia no sangue, aquela de boa gente, que reúne à mesa amigos de décadas. Amizade é outro forte. Quem por aqui amarra laços de carinhos, não os desata facilmente. E mesa de bar é bom pra papear. Ali no Centro da cidade lugares como o tradicional Raimundo dos Queijos reúne gente jovem, cabelos brancos, todo mundo chega senta, toma uma cerveja, leva pra casa um pedaço de queijo. É a democracia do receber bem que começa mesmo é na calçada.

[FOTO8]

 

 

 

 

 

 

8 - O Estado inteiro melhorou de vida. Uma pesquisa de 2013 revela que no que diz respeito ao desenvolvimento humano, a classificação do Ceará, que em 1991 era considerada “muito baixa”, passou para “média” em 2010. A análise do Ipece foi feita a partir do Atlas de Desenvolvimento Humano da Pnud e divulgada em agosto deste ano. Fortaleza também comemora: é o município com os melhores resultados no ranking das dez cidades cearenses mais bem colocadas no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), segundo informe divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O levantamento aponta que, em 19 anos, a capital cearense teve seu índice aumentando em 38%, passando de 0,546 para 0,754.

9 - Uma pesquisa divulgada em agosto mostrou quais são as cidades com melhores salários em todo o Brasil. Brasília (DF) ficou no topo do ranking, com uma média salarial de R$ 3.135 por mês. Fortaleza (CE) aparece em segundo, com uma média de R$ 2.473.

10 - Um levantamento do Ministério da Saúde apontou Fortaleza como a capital nordestina com o menor percentual no consumo abusivo de álcool. Dos cerca de dois mil entrevistados, 17,3% admitiram consumir abusivamente bebida alcoólica. Os números são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), que ouviu 54 mil adultos em todas as capitais e no Distrito Federal entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.

Paula Lima

TAGS