Sevidores farão protesto contra insegurança no IJF
Servidores municipais de Fortaleza e da Associação dos Servidores do IJF (Assijf) farão protesto na manhã desta quarta-feira, 7, cobrando mais segurança no Instituto Dr José Frota. A mobilização, que ocorrerá no hospital, foi convocada pelo Sindicato dos Servidores do Município de Fortaleza (Sindifort) e pela Associação dos Servidores do IJF (Assijf), que pedem providências imediatas da direção da unidade de saúde, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.
O ato foi motivado depois que um jovem foi assassinado no pátio do hospital, instantes após receber alta, no último do dia 31 de julho. Os servidores denunciam que há tempos o quadro de insegurança no local é alarmante. No mês de maio foi detonado um artefato explosivo (bomba “rasga lata”) dentro do prédio; em 2012, uma briga de gangues aconteceu nas dependências do órgão; roubos, furtos e agressões físicas nas dependências da unidade são recorrentes.
No ano passado, as entidades representativas dos servidores denunciaram a crescente falta de segurança vivenciada no cotidiano do IJF. Só na emergência, cerca de 250 pacientes são atendidos diariamente. Já os trabalhadores do hospital somam em torno de 3.500 pessoas.
Em novembro último, a Assijf realizou ato pedindo paz e segurança no hospital, mas nenhuma providência concreta teria sido tomada. Na semana passada, o Sindifort enviou ofício ao prefeito Roberto Cláudio solicitando que até esta quarta-feira, a Prefeitura de Fortaleza e a direção do Hospital apresentem medidas que possam conter este alarmante quadro de violência.