PUBLICIDADE
Notícias

Projetos apresentam alternativas à construção do viaduto entre as avenidas no Cocó

De acordo com os estudantes e arquitetos, os projetos procuraram privilegiar o pedestre, o ciclista, e o transporte público de qualidade. As dez melhores propostas serão encaminhadas à Seinf

12:24 | 12/08/2013
NULL
NULL

Na noite do último domingo, 11, os participantes do Concurso de Alternativas ao Viaduto Antônio Sales/ Engenheiro Santana Júnior, apresentaram seus projetos com possibilidades à construção dos viadutos naquela região pela Prefeitura de Fortaleza. Pelo menos dez propostas foram apresentadas a centenas de pessoas que presenciaram o evento. O concurso foi lançado por meio do grupo de discussão Direitos Urbanos- Fortaleza, no Facebook.

[SAIBAMAIS 1]

"Acreditamos que estes viadutos dariam continuidade a uma série de intervenções urbanas fracassadas na nossa capital que, se seguirem assim, não apenas não solucionarão nossos problemas de mobilidade atuais como inviabilizarão uma cidade habitável amanhã", disse a arquiteta Rachel Dourado, também envolvida no projeto do grupo Direitos Urbanos.

José Otávio, autor de um dos projetos que teve repercussão nas redes sociais, afirma que a ideia é mostrar que há viabilidade em outras propostas e que os viadutos não são a única alternativa. O projeto de Otávio baseia-se na criação de túneis em dois níveis que levariam para uma rotatória subterrânea, onde passariam os veículos automotores particulares.

No nível da superfície, seria dado prioridade total para pedestres e ciclistas, segundo o arquiteto. De acordo com o projeto de Otávio, a ideia é criar uma área livre por cima que facilite o acesso ao parque e garanta sua boa visibilidade. Otávio afirma que a Prefeitura alega que qualquer alternativa ao viaduto é inviável porque atingiria os lençois freaticos na região. Sua proposta inclui descer as obras no nível de 1,80m do subsolo, ao inves de 8m, como previa a Prefeitura. Ainda de acordo com Otávio, o grupo procurou a Prefeitura para ter acesso ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra e não obteve retorno.

Confira o vídeo de apresentação da proposta de José Otávio

[VIDEO1] 

O projeto do estudante Vitor Xavier, também apresentado na noite do último domingo, visa abordar o planejamento da região como um todo, não pegando apenas a parte do viaduto. O projeto prevê a construção de um sistema de locomoção mais leve, de baixo custo, mais fácil de ser executado e que prejudica menos o trânsito. Segundo ele, Fortaleza tem defasagem de mais de 20 anos em seu planejamento urbano, o que impacta na qualidade de vida, na economia e diversos setores.

O próximo passo agora será enviar um caderno digital para a Prefeitura onde serão apresentados esses projetos, juntamente com a conscientização da população de que existem alternativas ao viaduto.

A Seinf informou que ainda não recebeu os projetos e que só poderá se pronunciar após recenbimento e análise das propostas.

O concurso

O concurso tem o objetivo central de propor alternativas à proposta da prefeitura de construir os viadutos no cruzamento entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Os integrantes do grupo classificam a proposta da Prefeitura de "retrógrada e rodoviarista". Segundo eles, a ideia é apresentar projetos que prezem por uma Fortaleza mais humanizada, sustentável e com mais espaços públicos.

Lançado pelo Facebook, o concurso, foi aberto para estudantes de arquitetura, arquitetos formados e outros profissionais envolvidos na melhoria dos espaços públicos e da mobilidade urbana, de acordo com o cartaz de divulgação.

 

Rachel Gomes

redacaoportal@opovo.com.br

TAGS