PUBLICIDADE
Notícias

MPF quer recuperar fósseis extraídos no Ceará e contrabandeados na Itália

16:25 | 07/08/2013

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com um pedido de cooperação jurídica internacional ao Ministério da Justiça na Itália, nesta quarta-feira, 7, para iniciar o processo de repatriação de fósseis extraídos da Chapada Nacional do Araripe, no Cariri, e exportados ilegalmente. O material paleontológico foi extraído em 1983 e contrabandeado para o país europeu. Atualmente, os fósseis podem ser encontrados no "Centro Studi e Richerche Ligabue", em Veneza. O pedido do MP ao Governo italiano será intermediado pelo Ministério da Justiça no Brasil.

Foi enviado pelo MPF um pedido de busca e apreensão para recuperar os fósseis contrabandeados. O órgão pretende conseguir de volta duas cabeças de pterossauro, descritas no museu italiano como "único exemplar do Cearadactylo Ligabuei Dalla Vechia 1993". O autor do pedido é o procurador da República, Celso Costa Lima Verde Leal.

A unidade do MPF de Juazeiro do Norte afirma que não houve autorização de viagem ou estudos por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral, concluindo que os fósseis foram retirados de forma irregular do território brasileiro.

Saiba mais:

Os fósseis são provenientes da Chapada do Araripe e foi coletado na expedição Leonardi-Lingabue, em 1983. Esse material é referido como oriundo do Membro Romualdo - Formação Santana, Bacia do Araripe, no Ceará. O fóssil estava em uma concreção calcária que ocorre em grande quantidade nos folhelhos cinza dessa unidade estratigráfica. 

Redação O POVO Online

TAGS