PUBLICIDADE
Notícias

Inscrições abertas para a IX Simulação da Organização das Nações Unidas

No Ceará, a Sonu acontece anualmente desde 2004 e já é considerada uma das simulações mais importantes do Brasil

14:45 | 12/08/2013

Os estudantes do ensino médio e superior já podem se inscrever na IX Simulação da Organização das Nações Unidas (Sonu), projeto de extensão do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Podem participar alunos do ensino médio ou superior de qualquer curso, através de inscrição no site www.sonu.ufc.br até que as vagas sejam preenchidas. Para os comitês de representação individual, a inscrição custa R$ 80 e para os comitês em dupla, R$ 160. São, no total, 223 vagas.

No evento, são simulados comitês de organismos internacionais onde são discutidas questões de alcance global. Ao final da discussão, é produzido um documento com resoluções destinadas aos países envolvidos no debate. Durante a simulação, os participantes devem portar-se como verdadeiros delegados dos países envolvidos nas discussões. Como legítimos diplomatas, os homens usam terno e gravata, enquanto que às mulheres é permitido o uso de calças, saias e tailleurs

A Sonu é um conjunto de simulações de organismos internacionais que tem como objetivo primordial o estudo e a pesquisa no campo do Direito e das Relações Internacionais. Nascido em 2004, a partir da iniciativa de estudantes universitários, o projeto já é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e este ano reunirá cerca de 255 estudantes universitários e do Ensino Médio de diferentes regiões do País.

A prática da simulação começou em 1927, na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Atualmente, simulações do tipo são realizadas em todo o mundo. No Ceará, a Sonu acontece anualmente desde 2004 e já é considerada uma das simulações mais importantes do Brasil.

Serviço

IX Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) 2013

Palestra de abertura: dia 11/09, às 19h, no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza (Unifor), Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz.

Simulação: a partir das 8h, nos dias 12 e13 de setembro, no bloco Z da Unifor, e nos dias 14 e 15 de setembro na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua Meton de Alencar, s/n, Centro.

Redação O POVO Online

TAGS