PUBLICIDADE
Notícias

Alex Gardenal chega escoltado por PFs e vai nesta quarta a júri popular

21:02 | 20/08/2013
NULL
NULL
Alexandre de Sousa Ribeiro, de 37 anos, o ''Alex Gardenal'', atualmente preso na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), chega a Fortaleza nesta quarta-feira, 21, em um voo fretado pela União e escoltado por policiais federais. Sem fazer alarde, a Polícia Federal montou esquema para que o desembarque na capital cearense aconteça nas primeiras horas do dia. O horário exato não foi informado para evitar riscos de resgate ao detento, tido como um dos criminosos mais perigosos do Ceará.

Gardenal ficará pouco tempo em solo cearense. Às 13h30min desta quarta, na 5ª Vara do Júri, no Fórum Clóvis Beviláqua, ele será julgado, em júri popular, pela morte do agente penitenciário Francisco Kléber Nobre Silva. No dia 11 de novembro de 2007, por volta das 16h30min, na rua Antonina do Norte, no bairro São Gerardo, o agente voltava para casa, vindo de um plantão, quando foi executado a tiros. A morte, segundo o promotor de justiça Walter Filho, teria sido ordenada à época de dentro do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Tramada e encomendada por Alex.

O agente era considerado rigoroso e teria aplicado punições ao criminoso, pelo uso de armas, drogas e celulares dentro do presídio. “Ele não aceitava as punições”, disse o promotor. No dia do crime, Francisco Kléber foi cercado por três homens que estavam em um Gol. Dos 16 disparos, 12 acertaram o agente fatalmente.

Gardenal responderá por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio crueldade e sem possibilidade de defesa à vítima), além de formação de quadrilha. No processo, o acusado nega envolvimento no caso. No seu histórico criminal, no entanto, Alex Gardenal acumula processos e condenações por assaltos a bancos, a carros-fortes, sequestros, homicídios.

No dia 5 de fevereiro de 2011, Alex Gardenal foi um dos 10 presos resgatados de dentro do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II) em Itaitinga. Um bando armado, com escopetas e fuzis, invadiu o local para liberar os presos do local. O grupo, segundo divulgado à época, tinha como principal intenção a libertação de Gardenal. Marcos Rogério Machado de Moraes, o Rogério Bocão, condenado pelo furto milionário ao Banco Central de Fortaleza, em 2005, também foi outro resgatado do IPPOO II em 2011.

Desde 2012, quando foi recapturado, Alex foi levado para a penitenciária federal de Porto Velho porque o Estado admitia não ter garantias para mantê-lo recolhido em um presídio cearense. O julgamento de hoje esteve marcado antes, para o início de julho. O advogado do réu, naquele dia, alegou problemas de saúde e não foi ao júri. A juíza, Valência Aquino, já requisitou a presença da Defensoria Pública, para garantir que não haja novo adiamento pelo mesmo motivo.

CLÁUDIO RIBEIRO

TAGS