Índigenas protestam pela demarcação de terras durante cerimônia de inauguração
Atualizada às 13h35min
Além dos médicos e estudantes de medicina, na manhã desta quinta-feira, 18, um grupo formado por cerca de 150 indígenas protestou nos arredores da Estação José de Alencar, no Centro de Fortaleza, enquanto foi realizada cerimônia de inauguração das estações do Metrofor.
O grupo, composto por integrantes de diversas etnias provenientes de várias áreas do Estado, apresentou faixas contra o fechamento da Funai e contra a PEC 215, que leva para o Congresso Nacional a demarcação e homologação de terras indígenas, atribuições do poder executivo.
De acordo com os protestantes, o objetivo foi sensibilizar a presidente Dilma Rousseff sobre a questão da demarcação de terras. Ainda de acordo com o grupo, há 23 terras para serem demarcadas no Ceará.
De acordo com informações do repórter do O POVO, Marcos Robério, houve tumulto na manifestação. Os indígenas tentaram remover as barreiras de segurança. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foram ao local.
Outros protestos
Um grupo de jovens manifestantes também protestou nos arredores da Estação José de Alencar. Os jovens protestaram contra a corrupção e outras causas. O grupo fez um cordão humano para impedir a saída das pessoas que estavam na cerimônia de inauguração da Estação com a presindente Dilma.
Redação O POVO Online