PUBLICIDADE
Notícias

Governo Federal realiza mutirão de cirurgias; Ceará ainda não tem data para participar da ação

15:34 | 04/07/2013
NULL
NULL
Começou nesta quinta-feira, 4, mutirão em hospitais universitários federais para realização de 820 cirurgias oftalmológicas. A ação, que prossegue até o próximo domingo, 7, atenderá, principalmente, casos de catarata, doença que ocasiona a perda da transparência do cristalino, lente natural dos olhos.

No Ceará, a ação ainda não tem data para começar. Mas, segundo informações do Hospital Universitário Walter Cantídio, (HUWC), estão sendo providenciados os recursos necessários e está sendo feita avaliação dos pacientes que estão em fila de espera. A unidade de saúde garantiu que todas as regiões do Ceará serão contempladas. Ainda não foi definida data para realização do mutirão no Estado.

De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), os mutirões têm o objetivo de reduzir filas, já que serão atendidos pacientes já cadastrados nos hospitais à espera da cirurgia. A operação para correção da catarata é uma das mais procuradoras pela população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes da Região Norte, serão atendidos no Hospital Betina Ferro de Souza, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). No Nordeste, participarão o hospital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); o Hospital Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA);, e o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No Centro-Oeste, o mutirão inclui o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFGO) e o hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Nas regiões Sul e Sudeste, estarão mobilizados os hospitais das universidades federais do Rio Grande (Furg), de Minas Gerais (UFMG) e do Triângulo Mineiro (UFTM).

Leia abaixo comunicado oficial do HUWC:
"O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integrante dos Hospitais Universitários da UFC, participará do mutirão nacional de Oftalmologia para realizar cirurgia de catarata. Porém, para esta finalidade, o HUWC está providenciando todos os recursos necessários (materiais, equipamentos, pessoal) e identificando pacientes com indicação para o procedimento em questão, avaliando os que estão em fila de espera. Esclarecemos que a abrangência desta ação alcançará pacientes de todas as cidades do Ceará. Após a conclusão dessa etapa, será definida a data da ação no HUWC, quando faremos ampla divulgação".

Redação O POVO Online com informações do Ministério da Saúde

TAGS