Ceará terá mais dois postos para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos
Na ocasião, a Comissão de Agrotóxicos do Ceará, formada por várias instituições e coordenada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, firmou um termo de compromisso ambiental, que prevê a correta destinação final às embalagens de agrotóxicos, bem como orientação e conscientização dos agricultores.
Segundo o documento, os postos vão receber embalagens lavadas e não lavadas. Após recebimento, os materiais serão inspecionados e classificados para serem transportados até a central de reciclagem ou incineração mais próxima. De acordo com a assessoria do Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Compam), a construção dos postos não poderá exceder a quantia de R$ 40 mil e caso haja necessidade, outros dois postos serão construídos no Ceará, em região a ser definida, até o final de 2014.
Atualmente, o único local do estado que recebe as embalagens fica na cidade de Ubajara, a 329,3 km de Fortaleza, na zona norte. No posto, os recipientes são separados conforme o nível de contaminação, prensados e devolvidas aos fabricantes.
Redação O POVO Online com informações do Conpam