PUBLICIDADE
Notícias

AMC promove abordagens educativas para evitar acidentes com motos

16:46 | 22/07/2013
A partir desta terça-feira, 23, até a próxima quinta-feira, 25, e também no sábado, 27, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Polícia Militar (PM), irá realizar abordagens educativas em locais movimentados da capital para conscientizar motociclistas sobre a importância de trafegar com segurança e responsabilidade, visando priorizar as medidas preventivas para evitar acidentes envolvendo motos. A mobilização, em alusão ao Dia do Motociclista, comemorado em 27 de julho, irá ocorrer nas avenidas Godofredo Maciel, José Bastos, Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), Alm. Henrique Sabóia (Via Expressa) e Rua Beni de Carvalho, entre 16h e 18h30min, e no dia 27, de 8h às 11h.

Com o slogan “Motociclista prudente: quem é consciente não se envolve em acidente”, será feito nestes pontos um trabalho de orientação com instruções acerca do uso de dispositivos de segurança e o respeito às leis de trânsito, além de distribuição de panfletos com mensagens educativas.

Agentes de trânsito estarão no local verificando infrações graves e gravíssimas por parte do condutor, como ausência do capacete e de documento de porte obrigatório. Fiscais da Etufor darão apoio à operação com foco nos mototaxistas a fim de verificar as condições de trafegabilidade do veículo, documentação do condutor e da moto.

Motociclistas serão orientados ainda sobre como transportar carga de modo seguro, de acordo com a Lei, que proíbe o transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos e de galões, com exceção de botijões de gás com capacidade de 13 kg e de galões contendo água mineral, com capacidade de 20 litros, desde que com o auxílio de sidecar ou semirreboques. Além disso, a Lei prevê que as motos destinadas ao transporte de mercadorias devem estar dotadas de dispositivos para a acomodação da carga, podendo ser do tipo fechado (baú) ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais, mas que atendam as dimensões máximas fixadas pelo Contran.

Durante a abordagem, a AMC estará com um stand em funcionamento no piso térreo do Shopping Benfica, a partir desta terça até o sábado, de 10h às 20h. No local, serão repassadas informações sobre o tema e distribuídos materiais informativos, além de vídeos com campanhas educativas.

Dados
A frota de motocicleta no Brasil cresceu cerca de 490% nos últimos 15 anos. Com o aumento de motos nas vias, o número de acidentes aumentou cerca de 610%.

Serviço:
Dia: 23 (Terça-feira)
Horário:16h às 18h30
Locais: Av. Godofredo Maciel - ao lado da Lagoa da Maraponga
Av. José Bastos - em frente à Lagoa da Parangaba

Dia 25 (Quinta-feira)
Horário: 16h às 18h30
Locais: Via Expressa - entre as avenidas Alberto Sá e Santos Dumont
Leste-Oeste - em frente à Escola Aprendizes de Marinheiro

Dia 27 (Sábado)
Horário: 8h às 11h
Rua Beni de Carvalho - próximo ao Ari de Sá

Dias 23 a 27
Horário: 10h às 20h
Local: Shopping Benfica

Redação O POVO Online
Com informações da PMF

TAGS