PUBLICIDADE
Notícias

Parque do Cocó e mais cinco unidades passarão por requalificação estrutural

12:26 | 08/06/2013
NULL
NULL

Seis unidades de conservação do Ceará passarão por requalificações estruturais e atualizações dos limites de suas áreas e planos de manejo. Tal ação visa a Copa do Mundo 2014 e a possibilidade de potencializar o turismo em tais parques do Estado.
Entre as unidades, está o Parque do Cocó, que passará por um levantamento de seus limites para atualização da poligonal, passo essencial para a regulamentação efetiva do Parque. O estudo será feito através de um convênio firmado com o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), informou que o governador Cid Gomes está pressionando para que a regulamentação do Cocó seja realizada até o fim deste ano. A perspectiva é de que o levantamento possibilite ampliar o tamanho do parque. Atualmente, são 1.046 hectares, mas estudos do Conpam realizados há cinco anos já indicavam um tamanho de 1.312 hectares, informou Lustosa.
Sobre a dificuldade em desapropriar áreas particulares, ele indicou que, “com a Lei debaixo do braço” e a atualização das áreas do parque, será possível negociar tais terrenos, muitos impossibilitados de serem usados para edificações após revisão do Código Florestal, o que diminui os preços de mercado.
Além do Cocó, as outras unidades que compõem o projeto “Parques da Copa” são o Monumento Natural dos Monólitos, em Quixadá; o Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato; o Parque Botânico do Ceará, em Caucaia; o Monumento Natural das Falésias, em Beberibe, e o Parque Estadual da Pedra da Risca do Meio, unidade marinha a mais de 18 quilômetros do Porto do Mucuripe.
Segundo o presidente do Conpam, serão realizadas campanhas de divulgação de tais unidades e planejamento do potencial turístico com as comunidades locais. O investimento na atualização das poligonais e planos de manejo dos seis parques é de R$ 1,5 milhão. Cada unidade possui investimentos específicos nas requalificações estruturais, muitos superiores a R$ 1 milhão.
Tais anúncios seriam feitos no encerramento da Semana Estadual do Meio Ambiente, evento no anfiteatro do Parque do Cocó, mas que não teve público suficiente na manhã deste sábado.

Samaísa dos Anjos

TAGS