PUBLICIDADE
Notícias

Governo diz que milícia pretende se infiltrar na manifestação para gerar violência

19:26 | 10/06/2013

O Governo do Estado do Ceará emitiu nota no início da noite desta segunda-feira, 10, sobre a manifestação contra a violência do movimento ''Fortaleza Apavorada'', agendada para a próxima quinta-feira, 13, na Capital.

Na nota, o Estado diz que tomou conhecimento de que grupos partidários e marginais pretendem se infiltrar no protesto com o intuito de provocar violência e gerar repressão que escandalize a opinião pública. Por essa razão, apelou ao Poder Judiciário, Ministério Público e Assembléia Legislativa para que sejam enviados observadores à manifestação com o intuito de garantir a tranquilidade e a integridade física dos manifestantes.

O movimento civil "Fortaleza Apavorada" vem convocando a população por meio de uma página na rede social Facebook para um protesto no dia 13 de junho, com concentração em frente ao Palácio da Abolição, a partir das 15h.

Segue íntegra da nota abaixo:

Tendo em vista a informação de que um grupo da sociedade civil que se autodenomina “Fortaleza Apavorada” planeja realizar uma manifestação pacifica e apartidária em defesa da paz e do combate à violência em Fortaleza, no próximo dia 13 de junho, o Governo do Estado, através de sua Chefia de Gabinete, gostaria de ponderar à opinião pública que:

1) O Governo vê com muito respeito toda e qualquer expressão de organização democrática e popular que se reúna para reivindicar direitos que lhe cabe garantir;

2) O atual Governo gostaria de prestar contas de que é o que mais investiu e tem investido na Segurança em toda a história do Estado. Todos são testemunhas de que:

- Nos últimos seis anos, foram contratados por concurso público mais de seis mil policiais, entre civis e militares, o que significa, praticamente, que de cada 2 policiais existentes, um foi contratado pelo atual governo; neste momento, há mais outros mil novos policiais em treinamento;
- Foi providenciado o rearmamento e o reeequipamento das Polícias com o que há de mais moderno em matéria de comunicação, formação e estrutura para a atividade policial;
- Para melhorar a capacitação e o treinamento dos policiais cearenses foi implantada a mais moderna Academia de Polícia do país, com projeto concebido pela Polícia Federal;
- Um dos mais avançados programas de polícia comunitária já criados no Brasil foi implantado no Ceará, com o nome de Ronda do Quarteirão;
- O salário inicial de um soldado da Polícia Militar do Ceará é superior a R$ 3.000,00, o que pode não ser muito, em termos absolutos, mas que para a realidade do Ceará é bastante significativo, tendo em vista sermos um dos Estados mais pobres da Federação;

Apesar de tudo isso, o Governo do Estado tem a consciência e a humildade de reconhecer que alguns crimes cresceram de forma intolerável, reproduzindo entre nós tendência que está ocorrendo em todas as grandes cidades brasileiras, na esteira do tráfico de drogas. São eles o assalto à mão armada nas regiões de melhor renda e os homicídios nos bairros mais pobres.

Mas é inegável que aconteceram vitórias no combate ao crime. Para exemplificar, quando este governo começou, havia 26 seqüestros por ano no Ceará, enquanto que, no último ano, foram apenas dois seqüestros, ambos resolvidos com a libertação dos reféns ilesos e a prisão dos bandidos.

Como o assunto Segurança Pública é complexo e delicado, exigindo permanente dedicação, o Governo entende que o novo ciclo de segurança pública que o país pede há de envolver de forma ampla todos os setores da sociedade, razão pela qual considera bem-vinda a iniciativa desta fração da sociedade fortalezense.

Lamentavelmente, entretanto, como manifestação da corrupção e do oportunismo que ainda grassam na vida pública brasileira, chegou ao conhecimento deste Gabinete que grupos partidários e marginais de uma milícia que está sendo combatida dentro do organismo policial, pretendem se infiltrar na manifestação com o intuito de provocar violência e gerar repressão que escandalize a opinião pública.

Em vista disso, e para prevenir que pessoas inocentes possam ser feridas ou mesmo sofrer algo mais grave, o Governo do Estado compartilhou tais informações com as autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Assembléia Legislativa, e a elas apelou para que enviassem observadores à manifestação com o objetivo de garantir a tranquilidade e a integridade fisica dos manifestantes.

Informamos ainda, e finalmente, que este mesmo grupo de marginais está sendo investigado por haver manipulado a retirada do ar do Facebook da página do Governador Cid Gomes, do ex-governador Ciro Gomes e do próprio movimento “Fortaleza Apavorada”.

Aproveitamos para pedir aos participantes do movimento que evitem trazer crianças para a manifestação e não aceitem provocações de indivíduos infiltrados.

                                                                                     Redação O POVO Online

TAGS