PUBLICIDADE
Notícias

Major da Polícia Militar de Brejo Santo é afastado do cargo nesta terça-feira

O major Giovani Sobreira Gomes é acusado de liderar uma quadrilha composta por policiais miliares

14:19 | 07/05/2013

Atualizada às 15h21min

Foi afastado do cargo, nesta terça-feira, 7, um major da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Brejo Santo. O major Giovani Sobreira Gomes é acusado de liderar uma quadrilha composta por policiais miliares. A medida da Justiça Cearense foi cumprida pela Controladoria Geral da Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, em diligência acompanhada pelas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Brejo Santo.

Segundo os promotores de Justiça Franke Soares e Márcia Pereira, há mais de um ano, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) vem recebendo denúncias que demonstram a existência, dentro da Polícia Militar em Brejo Santo, da quadrilha. 

O grupo, segundo o MP-CE, é responsável pela prática de vários crimes, como ameaças, constrangimentos ilegais, falsos testemunhos, abusos de autoridade, violações de domicílios, violência arbitrária, denunciação caluniosa, torturas e corrupção.

 
Parte das denúncias chegaram ao conhecimento do MP estadual por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério Público Federal. Algumas vítimas ou pessoas da comunidade que presenciaram alguns dos crimes também entrarem em contato com órgão. De acordo com o MP-CE, em pelo menos um dos casos, as lesões sofridas em decorrência da tortura foram fotografadas e filmadas, além de confirmadas por perícia médico-legal.

O POVO Online tentou contato com o relações-públicas da PM do Ceará, tentente-coronel Fernando Albano, mas foi informado pela assessoria que ele deve se pronunciar sobre o caso apenas na manhã da quarta-feira, 8.

 
Mandados de prisão
O MP-CE havia requerido a prisão preventiva do major Sobreira, além da prisão temporária e o afastamento de outros policias. Entretanto, neste primeiro momento, foi deferido pela Justiça o afastamento do major Sobreira e medidas cautelares alternativas à prisão, como: proibição de se fazer presente à sede da Companhia do 2º BPM em Brejo Santo; recolhimento domiciliar diários no período noturno, a partir das 18h; não se aproximar, nem manter contato pessoal ou por qualquer meio de comunicação com as vítimas e seus familiares, devendo deles manter distância mínima de 100 metros; não manter contato pessoal ou por qualquer meio de comunicação com os demais policiais então identificados.

O mandado do afastamento e das medidas cautelares quanto ao major Sobreira foi cumprido na manhã desta terça-feira, 7, em Fortaleza, por uma das equipes da Controladoria Geral da Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.

Além dos procedimentos no Ministério Público, o levantamento inicialmente feito constatou a existência de, pelo menos, 11 inquéritos policiais referentes a fatos semelhantes na Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo, além de investigações e até denúncia em outros municípios. Com relação às investigações conduzidas pelo Ministério Público em Brejo Santo, estas se encontram em sua fase final, faltando, em alguns casos, apenas a inquirição dos policiais.

Redação O POVO Online

TAGS