PUBLICIDADE
Notícias

Paralisação do BB não atinge funcionários do Ceará

09:07 | 30/04/2013

Os bancários do Banco do Brasil (BB) no Ceará não vão paralisar as atividades nesta terça-feira, 30, como acontece em diversas regiões do País, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Em Fortaleza, os funcionário do BB realizam na manhã desta terça protesto na Praça do Carmo, no Centro de Fortaleza, a partir das 9h. Os bancários protestam contra o novo plano de carreira adotado pela instituição. Os sindicatos exigem a abertura de negociações e reclamam que o plano foi implementado sem consulta aos trabalhadores.

Os funcionários votaram em assembleia relaizada na última quinta-feira, 25,pela desaprovação da greve nesta terça, 30, por apenas um voto.

Funcionário do Banco do Brasil em diversas região do Brasil decidiram paralisar as atividades nesta terça. As principais reclamações dizem respeito à redução de adicionais para os cargos em comissão e para as funções gratificadas.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) que representa os bancários, o novo plano reduz o adicional de função gratificada de seis horas e do adicional de função de confiança para os comissionados que trabalham oito horas.

A Contraf criticou ainda a nova fórmula de cálculo do valor de referência (VR), usado para definir os reajustes salariais nas progressões profissionais. Segundo a entidade, o VR, que era considerado o piso salarial para cada cargo, foi transformado em teto.

Dessa forma, adicionais de mérito e outras verbas não poderão ser incorporados ao salário dos trabalhadores comissionados porque o VR ultrapassaria o valor correspondente ao cargo.

 

Com informações da Agência Brasil

TAGS