PUBLICIDADE
Notícias

Operação que investiga cartel no mercado de farinha de trigo cumpre 15 mandados de busca

21:19 | 17/04/2013

Uma investigação sobre um suporto Cartel no mercado de farinha de trigo no Nordeste resultou no cumprimento de 15 mandados de busca nas cidades de Maceió, Fortaleza, Natal e Recife nesta quarta-feira, 17. A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica(Cade).

Entre os mandados de busca, estão seis empresas de moagem, três distribuidoras de farinha de trigo e uma associação.

A operação foi motivada por denúncias de que estavam sendo realizadas reuniões frequentes entre diretores das empresas de moagem e distribuição de farinha de trigo para negociar preços, condições de venda e divisão do mercado, o que configuraria a prática de cartel.

De acordo com as denúncias, os distribuidores não poderiam descumprir os acordos firmados, sob pena de sofrerem sanções. Os comerciantes que não aceitassem o acordo seriam punidos com cortes no volume do produto e com o aumento do preço no mês seguinte.

Os documentos apreendidos serão analisados pela Superintendência-Geral do Cade. Caso sejam confirmados os indícios de cartel será aberto processo administrativo para a defesa das empresas e posterior julgamento do caso pelo Tribunal do Cade.

A operação Mós

A força-tarefa que realizou as buscas para a investigação do suposto cartel recebeu o nome de Operação Mós, em referência às pedras que, nos moinhos, trituram os grãos até os reduzirem à farinha.

A operação contou com o apoio de 28 oficiais de justiça, 70 policiais rodoviários federais, 16 peritos da Polícia Federal, 39 servidores do Cade, 2 servidores do Ministério Público e com o auxílio da Procuradoria Federal Especializada Junto ao Cade e da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região

 

Redação O POVO Online

TAGS