PUBLICIDADE
Notícias

Já são 223 bares e restaurantes fechados e 111 equipamentos sonoros apreendidos em Fortaleza

19:05 | 12/04/2013
Já são 223 bares e restaurantes fechados e 111 equipamentos sonoros apreendidos pela operação da Prefeitura e Governo do Estado que fiscaliza o funcionamento de estabelecimentos comerciais noturnos em Fortaleza. Somente entre os dias, 5, 6 e 7 deste mês, 48 casas foram fechadas e 36 equipamentos sonoros foram apreendidos em 33 bairros nas seis Regionais. A fiscalização continua neste fim de semana na Capital.

70% menos homicídios
Segundo dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), nas Regionais I, II, V, VI e Centro, a ação também tem reduzido os índices de conflitos em Fortaleza. Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam para uma redução no número de homicídios em bairros de quatro regionais, de 22 de fevereiro a 17 de março deste ano. Dos 13 casos registrados, entre 22/2 e 3/3 (quando as fiscalizações não eram realizadas), verificou-se uma queda de quase 70% dos homicídios: houve somente três ocorrências, entre os fins de semana de 8 a 17/3 (quando começaram as fiscalizações). Nesse período, o roubo a pessoas passou de 318 para 116. Os homicídios passaram de 19 para 12. O roubo / furto de veículos caiu de 48 para 19. O item lesão corporal registrou queda de 8 ocorrências (48 contra 40).

Entre os dez primeiros dias de fevereiro, março e abril, houve uma redução também de reclamações contra som alto, conforme indicam os números do Ciops, nas Regionais I, II, V, VI e Centro. De 1.411, em fevereiro, o número caiu para 538, em março, sendo verificada relevante alta em abril: 768 reclamações.

A ação vem sendo bastante positiva na avaliação do diretor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, major Plauto Roberto, e continua desta sexta, 12, até domingo, 14. "É o primeiro fim de semana em que a ação ocorre em todas as sete regionais simultaneamente. Somente no domingo, fiscalizaremos quatro regionais". O Major adianta que esse tipo de operação vai entrar na política municipal de polícia cidadã.

As operações reúnem a Guarda Municipal, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), as Secretarias Executivas Regionais (SERs), a Autarquia Municipal de Trânsito e Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e a Polícia Militar, com o objetivo de realizar o ordenamento urbano de Fortaleza, contribuindo para a pacificação da Cidade.

Redação O POVO Online

TAGS