Governo Federal declara estado de emergência ambiental no Ceará

Segundo publicação do Ministério do Meio Ambiente, as ameaças eminentes de focos de queimadas e incêndios florestais, que historicamente se manifestam na estação seca, caracterizam "alto risco ambiental".
A publicação acelera a contratação temporária de brigadistas por até seis meses, para o atendimento de emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas. A lei permite que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contrate até 2.520 brigadistas para atendimento de emergências ambientais.
O Ministério do Meio Ambiente definiu ainda que o Ceará deverá atender às emergências ambientais no período de junho de 2013 a janeiro 2014.
Além do Ceará, o Governo Federal declarou estado de emergência ambiental em outros 18 estados brasileiros e o Distrito Federal. Os estados são: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Redação O POVO Online