Livro propõe "volta ao mundo" com receitas de culinária

"Volta ao Mundo em 15 Receitas" reúne receitas internacionais preparadas por chef, professores e alunos da Fateci e homenageia o chef cearense Faustino

12:33 | Nov. 09, 2017

NULL (foto: )

"Volta ao Mundo em 15 Receitas" reúne receitas internacionais preparadas por chef, professores e alunos da Fateci e homenageia o chef cearense Faustino

Com a proposta de percorrer o mundo pela culinária de vários países, a Faculdade de Tecnologia Intensiva (Fateci) lança nesta sexta, 10, o livro "Volta ao Mundo em 15 Receitas". A obra reuniu alunos do curso de Gastronomia, chefs e professores da instituição, que prepararam receitas internacionais com ingredientes cearenses. O evento, para convidados, será realizado no auditório da entidade.

Para Clauder Ciarlini, mantenedor da Fateci, o livro é uma forma de levar conhecimento para a comunidade, revelando a excelência do curso de Gastronomia da instituição, criado em 2007, um dos primeiros do Nordeste. “Já temos história para contar, com muitos profissionais trabalhando em restaurantes, e chegou a hora da gente mostrar isso”.

"Volta ao Mundo em 15 Receitas" inclui receitas de vários países como Espanha, Argentina, México, Japão, Austrália, Oriente Médio e Hungria. O chef cearense Faustino é o grande homenageado da edição, representando o Brasil com o prato “Cordeiro à Cambuquira”. “Desde o começo, ele sempre procurou usar produtos locais em tudo o que faz”, destaca Clauder sobre a contribuição de Faustino ao desenvolvimento da gastronomia do Ceará.

[FOTO1] 

Lasanha de carneiro, yakisoba com castanha de caju, pato com rapadura são outras opções de pratos com ingredientes locais, diz Uiara Martins, coordenadora do curso de Gastronomia da Fateci. A lista de sabores segue inovando, a exemplo do cuscuz de sushi, chamado cuscushi.

Uiara explica que o conteúdo do livro foi construído sob olhar de chefs, professores e alunos de Gastronomia da Fateci. Na versão impressa, as receitas dispõem de um QR Code que conduz para um hotsite onde há vídeos do passo a passo das receitas. Além disso, o leitor encontra referências à história e culinária de cada país. “É uma forma de olhar para a gastronomia e ver que não é só beleza e sabor, mas algo que também traz o conhecimento”, destaca.

O projeto já enseja continuidade. Segundo Uiara, estão previstas mais duas edições, uma contemplando receitas de entradas e outra de sobremesas. Avaliando o mercado de gastronomia cearense, a coordenadora observa bastante crescimento na área, mas defende a necessidade de profissionalização. “Precisa, sobretudo, capacitação para que possa crescer e se manter vivo”.

Além do empirismo

Capacitação é o que também orienta Jorge Diego, proprietário do restaurante El Molino – Paellas y tortillas, que participa do livro com a receita “Paella Marinera”. Segundo o chef, que também é professor no curso de Gastronomia da Fateci, existem muitos profissionais cozinhando de maneira “maravilhosa”, porém ainda sem conhecimentos técnicos. O contato com a teoria tem gerado algumas discordâncias em sala de aula. “Ele [aluno] precisa aprender cientificamente, percebendo coisas que o empírico não nos dá. Temos que explicar o que fazemos. É uma questão dura para uma pessoa renomada que não tem um conhecimento científico”.

Aos que pretendem ingressar na Gastronomia, Jorge recomenda estudo, preparação, levar o curso bastante a sério, procurando a excelência para formar uma identidade. “Você só tem uma saída: ser o melhor no que faz. Se eu fizer só coxinha, precisa ser a melhor de onde eu estou”.

Apesar da gastronomia cearense em plena expansão, Diego observa que o mercado não valoriza de forma suficiente o profissional da área, trabalhando ainda com muito amadores. Uma pessoa capacitada, opina, irá agregar qualidade ao empreendimento, desde que seja reconhecido seu valor profissional.

Serviço

O que: lançamento do livro "Volta ao Mundo em 15 Receitas"

Onde: auditório da Fateci (rua Barão de Aratanha, 51, Centro)

Quando: sexta, 10, às 18h30

*Evento para convidados