Rotina no home office = produtividade + cuidados

Ambiente adequado, rotina e cuidado com os relacionamentos dentro de casa precisam ser cultivados no home office para se ter mais qualidade de vida

07:00 | Nov. 16, 2020

É importante estabelecer horários - favorece a sensação de previsibilidade e segurança (foto: Getty Images/iStockphoto)

Após cerca de sete meses desde que o trabalho remoto ganhou escala no País, os desafios continuam, ainda mais para quem está em home office e possui filhos em casa. Atualmente, um dos grandes desafios para quem está nessa modalidade de trabalho é separar a vida pessoal da profissional, para ter mais qualidade de vida e evitar o adoecimento mental.

A psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Ana Luisa Magaldi Suguihura, explica que "estes limites já vinham ficando cada vez mais tênues, já que as notificações no celular vêm a qualquer hora, em qualquer dia, não importa onde estamos. Quando levamos o trabalho para dentro de nossas casas, podemos perder aquele pequeno ritual de transição do 'encerrei o expediente, agora é hora de relaxar, cuidar de outras coisas', assim como o contrário também pode ocorrer".

Autocuidado no home office

Nesse contexto, ficar atento à forma que você está lidando com esse modelo de trabalho é essencial para a preservação da sua saúde mental. As consequências da crise de Covid-19, bem como outros fatores relacionados ao desgaste no home office - longos expedientes, alta velocidade de troca de informações e pressão por resultados - podem desencadear diversas consequências, dentre elas, a chamada Síndrome de Burnout, conhecida também como síndrome do esgotamento profissional.

Só no Brasil, mais de 33 milhões de brasileiros sofrem com a síndrome de burnout, reconhecida em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma síndrome ocasionada pelo estresse mal gerenciado no trabalho.

Baixe aqui e-book da Unimed Fortaleza sobre a Síndrome de Burnout

É essencial, então, criar um ambiente de trabalho saudável, desde os primeiros detalhes, como um espaço limpo e organizado, longe de barulho ou distrações externas, com uma cadeira adequada, suporte de teclado independente para quem tem notebook, garantindo a ergonomia. O home office no quarto deve ser evitado, pois pode prejudicar a qualidade do sono e dificultar o relaxamento. Se possível, opte pelo home office na sala ou em outro ambiente.

Por mais que seja difícil, é importante estabelecer horários - favorece a sensação de previsibilidade e segurança, ajudando no controle da ansiedade, destaca a psicóloga.

"Um impacto importante é que surgem demandas dos filhos ao longo das tarefas profissionais dos pais. Isso é inevitável, sofre menos quem conseguir se adaptar a estas situações ao invés de lutar contra elas. Lidar com interrupções e com o filho aparecendo em reunião online, por exemplo. É importante levar essas situações com bom humor e leveza", completa Ana Luisa.

7 dicas para aumentar a produtividade no home office:

1. Crie uma rotina, estabeleça horários de início, descanso e finalização das atividades do trabalho (vale também planejar a semana, se possível);

2. Estabeleça um espaço físico específico para concentrar material e atividades ocupacionais (não espalhe objetos de trabalho pela casa toda);

3. Utilize roupas confortáveis para o trabalho em casa;

4. Ao iniciar o trabalho, mantenha boa postura e corpo em posição correta;

5. Mantenha uma boa alimentação, hidrate-se, regule o sono e pratique exercícios físicos;

6. Dedique cuidado e atenção aos relacionamentos;

7. Mantenha o networking, faça reuniões online para troca de ideias

Colocar em práticas essas dicas é cuidar da sua saúde e do seu bem-estar!

Gostou de saber como organizar sua rotina no home office? Aprenda também a reconhecer os sintomas da síndrome de burnout e como evitá-los, buscando o equilíbrio em todas as áreas da sua vida! Baixe agora o e-book gratuito da Unimed Fortaleza: Síndrome de Burnout: conheça os sinais de que o trabalho está afetando sua saúde física e mental!