História e tradição: Mostra Sesc de Culturas faz um passeio pela arte cearense em uma programação totalmente online

Show de abertura reúne grandes nomes da música regional em live no dia 01 de novembro

07:12 | Out. 29, 2020

A força do forró de Waldonys (foto), Fábio Carneirinho, Luiz Fidélis e Nonato Lima irá abrir a Mostra Sesc de Culturas no dia 01 de novembro, às 17h (foto: Jr Panela/Divulgação )

Em uma celebração da cultura cearense, a edição de 2020 da Mostra Sesc de Culturas é composta essencialmente por artistas locais. Entre shows, espetáculos teatrais, formações, bate-papos, visitas guiadas e exposições, a Mostra leva ao público uma diversidade de linguagens e manifestações culturais em 70 apresentações totalmente online, de 01 a 08 de novembro.

Na abertura, um show com identidade, história e tradição. Notas de acordeon e balanço nordestino são características comuns aos artistas Fábio Carneirinho, Luiz Fidélis, Nonato Lima e Waldonys, que carregam em suas composições a força do forró. E são eles que irão abrir a Mostra Sesc de Culturas no dia 01 de novembro, às 17h.

Essa sequência de sonoridades com raízes cearenses vai ser transmitida pelo Youtube do Sesc Ceará, rompendo os limites territoriais e levando a arte do Ceará para o mundo, para quem está longe ou perto da sua cultura poder apreciar de casa sucessos como “Flor do Mamulengo”, “Sonho de Ícaro”, “Rock do Sertão”, “Último pau de arara”, entre outros. Cada artista vai fazer um passeio pelas próprias composições e pelas canções de mestres consagrados como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Para Nonato Lima, uma das maiores referências atuais do acordeon no mundo, é um momento único de encontrar os amigos e dividir pela primeira vez o palco com Luiz Fidélis. “Eu, como o mais novo da turma, de uma nova geração, mas já com uma boa bagagem musical para quem me conhece, fico muito honrado. Estou muito feliz em participar desse maravilhoso evento que reúne artistas da terra, com uma essência 100% Nordeste, cearense”, afirma.

Com mais de 200 músicas eternizadas por artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos e Fagner, Luiz Fidélis define o show como “uma abertura com chave de ouro” e promete fazer uma apresentação repleta de poesia e emoção. Quem também promete uma performance com grandes sucessos é o cantor, compositor e veterano na Mostra, Waldonys. Além dos hits mais conhecidos, o sanfoneiro também vai apresentar duas novas canções.

“Uma noite de homenagens”. É assim que Fábio Carneirinho descreve sua apresentação, que irá dar ênfase a compositores cearenses como Ermano Morais, Humberto Teixeira, Belchior e outros ainda anônimos, mas que o artista vai divulgar. “Pra mim é a realização de um sonho poder cantar com meus amigos e mestres. No repertório vai ter nossas canções e, entre uma música e outra, vou falar sobre os compositores cearenses para dar mais conteúdo a esse fato de que a Mostra é 100% Made in Ceará. Vai ter Belchior, músicas que o Fagner gravou, enfim, um passeio sobre grandes nomes do Ceará”, relata.

“Se amostra pro mundo, Ceará!”

De 01 a 08 de novembro, a Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de contribuir com o bem-estar e o aprendizado do público, bem como apoiar os artistas locais durante esse período. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições.

Além do Youtube e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.

Serviço:
Mostra Sesc de Culturas
Período: 01 a 08 de novembro
Transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará
Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS