Três dicas para quem quer comprar o primeiro imóvel

Muitas dúvidas podem fazer parte do processo. Assessoria especializada, análise prévia da capacidade de pagamento e boa escolha da localização são indicações para uma boa decisão

07:00 | Ago. 03, 2018

Homem, de costas, recebe chave da profissional, que está de frente para a câmera e sorri. (foto: )
[FOTO1]
Adquirir um imóvel próprio é o objetivo de muitas pessoas e, para atingi-lo, é necessário um bom planejamento. Afinal, uma vez escolhido e comprado, o comum é que se viva nele por muitos anos. Por isso, questões sobre financiamento e taxas de juros, por exemplo, podem gerar dúvidas em quem está escolhendo a casa ou o apartamento ideal, principalmente durante a primeira experiência de compra de um bem.
 
Conforme indica Tibério Benevides, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), o primeiro passo é procurar uma imobiliária ou um corretor devidamente credenciado. "[Comprar um imóvel] é um passo muito importante. Pode até não ser definitivo, que a pessoa venda e depois compre outro, mas tem que estar com o empreendimento no mínimo incorporado [com registro das unidades autônomas no cartório competente da zona], com patrimônio de afetação [regime em que o imóvel é separado do patrimônio do incorporador]", afirma.
 
Segundo destaca Adriano Alves, diretor comercial da Reali Imobiliária, uma dúvida recorrente dos clientes é sobre as taxas que terão que pagar além do valor de entrada para a compra, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as despesas com cartório. "Às vezes o cliente pensa que só tem que dar o valor do sinal. Então, ele acaba dispondo de todo o dinheiro que tem e, na hora em que for assinar o contrato com financiamento ou fazer a escritura, tem outros custos, que variam entre 3% e 4% do valor do imóvel", afirma.
 
Ladislau Nogueira, CEO da Reali Imobiliária, e Adriano Alves dão três dicas para o processo da compra. Confira.
 
1. Capacidade de financiamento bancário
De acordo com Nogueira, é necessário planejamento e alguns cuidados para evitar surpresas e frustrações ao longo do processo de compra. O indicado é fazer uma simulação do financiamento em pelo menos três bancos. A análise, conforme explica o executivo, é feita de acordo com a renda e com a capacidade financeira de pagar em torno de 20% dela, no caso de imóveis prontos. Quando o imóvel está na planta, o valor pode ser diluído no prazo de 24 a 48 meses.
 
Alves acrescenta que, muitas vezes, os clientes têm expectativas sobre o tipo de apartamento ou casa que gostariam de comprar antes de fazer essa análise. “Acho que o mais importante, antes de o cliente olhar que tipo de imóvel quer comprar, é ver qual a capacidade de pagamento que ele tem e os créditos que ele consegue junto aos bancos. Então, a partir daí sim procurarmos um imóvel que se encaixe no perfil dele”, afirma. Entre as possibilidades de pagamento, o diretor comercial cita o financiamento com o banco ou diretamente com a construtora, além do consórcio imobiliário ou da compra de uma carta de consórcio contemplada.
 
2. A melhor localização
O ideal, de acordo com Nogueira, é avaliar aspectos como mobilidade, segurança, lazer e proximidade de escola, faculdade ou trabalho. Geralmente, segundo acrescenta o CEO, escolhe-se imóveis dos quais esses serviços encontram-se a um raio de três quilômetros de distância. “Isso é uma média, um raio-x feito no mercado imobiliário.” Além disso, é indicado atentar se o entorno tem potencial para valorização futura e oferece qualidade de vida. "O brasileiro muda, em média, três vezes na vida, em se tratando de compra de imóvel. Portanto, a escolha certa lhe trará conforto e tranquilidade por longos anos", afirma.
 
3. Uma boa assessoria
Conforme acrescenta Nogueira, a escolha de um profissional capacitado proporciona benefícios ao comprador. "Uma consultoria imobiliária especializada faz o cliente ganhar tempo, traz segurança no processo e acesso a todas as campanhas de venda disponíveis no mercado. O auxílio valioso é indispensável para quem deseja realizar um bom negócio. As demais dúvidas e os demais atos relacionados à compra e à venda serão claramente explicados e toda assessoria jurídica será prestada pela imobiliária e seus profissionais associados."
 
Alves acrescenta a importância de o cliente analisar as documentações do imóvel que irá comprar e do vendedor, seja pessoa física ou jurídica. "É bem importante analisar também a parte jurídica do negócio. Quando você tem uma assessoria de um profissional que conhece, entende, fica bem mais tranquilo para o cliente", complementa.
 
Campanha
Até este sábado, 4, a Reali Imobiliária realiza a ação "Meu Apezão Reali", com foco no público de 25 a 44 anos que busca imóveis de até R$ 500 mil. A campanha oferece benefícios, como facilidades e alternativas para pagamento da entrada, que variam de acordo com a incorporadora e com o imóvel. Estão disponíveis apartamentos em 12 empreendimentos selecionados por 12 construtoras de Fortaleza e as unidades estão localizadas em diferentes bairros da Cidade, como Guararapes, Dunas, Bairro de Fátima, Parangaba, Cocó, Presidente Kennedy, Messejana e Parquelândia.