Guararapes passa por tendência urbanística

O bairro oferece aos moradores diferentes tipos de serviços para o dia a dia, facilitando compromissos do cotidiano e evitando estresse com grandes deslocamentos

05:30 | Dez. 14, 2016

Só quem vive em um bairro que oferece serviços para o cotidiano, como escolas, supermercados, clínicas médicas e bancos próximos de casa, sabe as vantagens que isso traz para o dia a dia. Basta andar, pedalar ou dirigir por algumas quadras para encontrar o serviço procurado, poupando tempo e evitando o estresse do trânsito causado por um grande deslocamento. Em Fortaleza, o Guararapes passa por esse fenômeno de descentralização, que é comum nas grandes capitais.


Beatriz Diógenes, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que essa é uma tendência observada tanto no Brasil, quanto no exterior. “É uma prática desejável para todas as cidades, essa concentração e diversidade de funções, de modo a gerar maior fluxo de pessoas e menos deslocamentos, proporcionando uma maior vitalidade urbana.”


A descentralização pode ser enxergada como uma das características mais importantes do bairro, que é considerado autossuficiente em equipamentos de serviço e lazer. Com crescimento verticalizado, ou seja, com muitos prédios e condomínios, o Guararapes possui o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital cearense, com um número semelhante ao de países do Reino Unido. O índice é medido a partir da educação, longevidade e renda da população local, refletindo a qualidade de vida de quem habita a região atualmente.


Essa característica é essencial não só para o bairro, mas também para a Cidade, já que, com bairros que oferecem todos os serviços necessários para os moradores, são desnecessários grandes deslocamentos, e também se evita áreas pouco desenvolvidas nesse aspecto. “É recomendável que assim aconteça, quando se possam agrupar os setores de residência, comércio e serviços, além de áreas de lazer e espaços públicos de qualidade”, destaca Beatriz.


Atenta a esse detalhe, a construtora Moura Dubeux escolheu o Guararapes para situar um dos seus produtos de alto padrão, o Nature Condomínio. O empreendimento que está pronto para morar e situado na rua Reverendo Bolivar Pinto Madeira, via tranquila localizada entre as conhecidas Miguel Dias e Rogaciano Leite. Ou seja, de fácil acesso aos principais bairros, shoppings, academias, mas sem estar no conglomerado do trânsito.


Vitalidade e sociabilidade
Muitos equipamentos importantes da Capital estão no Guararapes, como o Centro de Eventos do Ceará, redes de academia, as principais universidades particulares da cidade, sedes de escolas renomadas, filiais de agências bancárias e clínicas médicas. Beatriz ressalta que a tendência é se intensificar esse movimento com a instalação recente e progressiva de novos equipamentos e empreendimentos.


“Diferentes usos reunidos e localizados próximos a áreas residenciais promovem vitalidade e sociabilidade, melhorando a qualidade de vida urbana. Tudo isso gera a presença de pessoas nas ruas, o que contribui, além de tudo, para aumentar a sensação de segurança”, destaca. As vantagens não ficam apenas nos aspectos físicos, mas também na saúde mental, uma vez que é possível passear pelas ruas do bairro enquanto resolve necessidades do cotidiano.