Hospital São Camilo Fortaleza completa 48 anos e recebe certificação de boas práticas e assistência segura

O Hospital planeja ampliação de UTIs e acabou de conquistar o nível três da Organização Nacional de Acreditação, órgão que faz certificação de qualidade em hospitais

06:00 | Fev. 27, 2020

Nesta manhã, o hospital São Camilo registrou 100% de ocupação nos leitos de UTI. (foto: Daialen Dick/Divulgação)

No dia 27 de fevereiro, o Hospital São Camilo Fortaleza completa 48 anos. Destacando-se inicialmente na área obstétrica, outras atividades de atuação e especialidades como neurologia, pediatria, ortopedia e traumatologia e cardiologia foram acrescentadas no decorrer do tempo, além de ter um centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com equipamentos modernos.

Inaugurado em 1972 como Hospital Cura d’Ars, à época a maternidade referência do Estado nos anos de 1970 e início dos anos 1980. Nos anos 2000, a gestão do hospital passou a ser feita pela Sociedade Beneficente São Camilo, iniciando seu processo de modernização e começo da atuação em outras atividades, além do atendimento de outras especialidades. Hoje, o hospital tem cerca de 1500 funcionários diretos, entre médicos e parceiros, além de empresas terceirizadas.

“O São Camilo Fortaleza tem hoje 250 leitos. Na sua formatação original, era em torno de 150. Nós quase dobramos esse número nos últimos anos”, afirma Aldenis Machado, diretor administrativo do Hospital São Camilo Fortaleza. Em 2016, a unidade Nogueira Acioly foi inaugurada com o total de 24.000m².

Os diferenciais do Hospital São Camilo Fortaleza

Um dos principais diferenciais do Hospital, segundo Aldenis, é o número de especialidades na emergência. “Hoje são poucos os hospitais em Fortaleza que atendem obstetrícia, pediatria, ortopedia, cardiologia, clínica médica e anestesiologia 24 horas.” Ele acrescenta que o São Camilo ainda conta com atendimento de urologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, e um pronto atendimento neurológico no serviço de emergência.

Outro ponto citado pelo diretor do Hospital São Camilo Fortaleza são as UTIs com isolamento. Para ele, nesse espaço, o paciente consegue ter mais privacidade, além diminuir o contato com outras pessoas internadas e diminuir o risco de infecção. “Alguns leitos têm pressão negativa, onde o ar é drenado para fora do quarto sem sair do ambiente, diminuindo o risco de infecção dentro da UTI.” Aldenis cita que no São Camilo as UTIs têm visita estendida, então os acompanhantes ficam mais tempo junto ao paciente. “Nosso plano é que isso se estenda para que os familiares possam ficar por mais tempo ou até 24 horas.”

Para que isso seja realizado, o Diretor Administrativo fala da importância de se montar equipes que funcionem de maneira sinérgica. “É essencial organizar pessoas para trabalhem de maneira integrada, onde não haja falhas na passagem do bastão de uma equipe para a outra.” Aldenis pontua que a assistência médico-hospitalar é uma assistência integrada e integral e, em alguns casos, é ininterrupta. “Essa integração entre as equipes é fundamental para que o resultado final do cliente, que é a saída curada ou melhorada, seja o melhor possível.”

Segurança do paciente e certificação de qualidade
De acordo com Aldenis, outro ponto de diferencial do São Camilo é o investimento na segurança do paciente. Em 2019, o Hospital São Camilo conquistou o nível três da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão brasileiro que faz certificação de qualidade. “Nós atingimos o nível de excelência e isso garante que o hospital tem boas práticas, uma assistência segura. Não somos à prova de falhas, mas temos barreiras para que isso não aconteça. O selo garante que temos boas práticas de redução de desperdício, preocupação com a satisfação dos clientes e profissionais.”

Sobre a perspectiva para 2020 e os próximos anos, o diretor administrativo destaca a ampliação de novos leitos de UTI, que já estão em fase final de acabamento e devem ser colocados em operação em março deste ano, além da expansão dos leitos maiores que, de acordo com Aldenis, propiciarão uma participação maior da família dentro da UTI. “Para 2020, queremos criar um serviço de emergência pediátrica separado do adulto. A separação dá maior privacidade para a criança. Também estamos em expansão de um serviço de imagem com novos equipamentos de diagnóstico, como ressonância e deve entrar em operação até o final do ano.”

Para o futuro, Aldenis aponta a continuação de investimentos em qualidade e segurança, além da busca por uma certificação internacional. “Queremos melhorar o serviço e a satisfação dos clientes e, sobretudo a segurança da assistência, que é algo fundamental para quem presta serviço de saúde”, finaliza.

Serviço
Hospital São Camilo Fortaleza

Onde: Rua Costa Barros, 833 - Centro
Telefone: (85) 3464.7000
Aberto 24 horas

Pronto Atendimento São Camilo Fortaleza
Onde: Rua Nogueira Acioli, 453 - Centro
Telefone: (85) 3464.7000
Aberto 24 horas