Hospital Cura d’Ars completa 47 anos em Fortaleza

Administrado atualmente pela Sociedade Beneficente São Camilo, Hospital Cura d’Ars celebra atuação na Capital. Por muitos anos referência obstétrica, a instituição oferece hoje serviços a públicos adulto e infantil, incluindo procedimentos de alta complexidade

11:01 | Fev. 26, 2019

Madison Mont’Alverne é responsável técnico pela instituição hospitalar. (Foto: Divulgação)(foto: Divulgação)>

Fundado em 1972, o Hospital Cura d’Ars, por muito tempo referência em obstetrícia, segue oferecendo atendimento humanizado em saúde e infraestrutura para atender procedimentos de alta complexidade, a exemplo de cirurgias cardíacas, coluna vertebral, neurocirurgias, transplantes de órgãos, procedimentos oncológicos, traumatológicos, urológicos, entre outros.

“O Hospital Cura d’Ars ainda é muito associado à área obstétrica. A razão é que, durante muitos anos, a instituição foi a principal maternidade privada de Fortaleza”, explica o médico Madison Mont’Alverne (CRM 3794), responsável técnico pela instituição hospitalar.

“Hoje, somos um hospital que conta com 253 leitos, sendo 27 de terapia intensiva de adultos, seis de pediatria e dez de terapia intensiva neonatal. Realizamos procedimentos de alta complexidade, e atendemos adultos e crianças, tanto na urgência como em procedimentos eletivos. Estamos investindo também em um moderno Centro de Terapia Intensiva (CTI) com 30 leitos, oncologia clínica e ambulatórios de especialidades”, resume.

Como braço do Ensino Superior, a instituição oferece residência médica em ortopedia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e abriga residências das especialidades gerenciadas pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE). “Temos também estágios em diversas áreas assistenciais, como enfermagem, nutrição, psicologia, farmácia, serviço social e medicina”, complementa Mont’Alverne. O médico elenca, no entanto, a humanização do atendimento como principal característica positiva do Hospital Cura d’Ars – desde os anos 2000, sob responsabilidade da Sociedade Beneficente São Camilo.

“Desde a época [fundação], o Hospital já tinha como característica o atendimento humanizado, pois era um hospital de religiosos, onde muitas freiras participavam diretamente da assistência”, explica. “Somos uma entidade filantrópica e atendemos também pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nossos maiores valores são qualidade e humanização no atendimento, princípio ético nas ações, valorização da vida e da saúde, sempre tendo a espiritualidade como seu bem maior. Afinal, o hospital faz parte de uma instituição religiosa, que tem São Camilo como seu inspirador maior.”

Aquele que cuida

O nome da instituição é uma homenagem a São João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d’Ars – proclamado ‘padroeiro dos párocos’ pelo papa emérito Bento XVI. Contam os registros oficiais que o santo tinha simplicidade e dedicação para com os doentes, idosos, pobres, operários e crianças do então vilarejo de Ars, na França. Sua festa é celebrada no dia 4 de agosto.

Serviço

Hospital São Camilo Cura d’Ars

Unidade Costa Barros: Rua Costa Barros, 833 - Centro - Fortaleza / CE

Unidade Nogueira Acioly: rua Nogueira Acioly, 453 - Centro - Fortaleza / CE

Mais informações: (85) 3464 7000 | saocamilofortaleza.org.br

Responsável Técnico: Dr. Madison Mont’Alverne. CRM: 3794