Ala pediátrica de Hospital oferece capacidade de atendimento para até 4 mil crianças

Hospital São Camilo Cura d'Ars conta com pediatria clínica funcionando 24 horas. Inaugurada recentemente, UTI pediátrica oferece suporte a cirurgias de maior complexidade

07:56 | Jul. 27, 2018

Médica pediatra (foto: )

[FOTO1] Necessitar de atendimento de urgência ou emergência é sempre uma situação delicada, ainda mais quando se busca atenção médica para bebês e crianças. Em Fortaleza, o Hospital São Camilo Cura d'Ars, referência na área obstétrica, vem se destacando também na pediatria. Fundada em 1972, a instituição hospitalar conta hoje com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Pediatria Clínica atendendo 24 horas, recebendo desde o recém-nascido até o adolescente menor de 18 anos. Com a inauguração de UTI Pediátrica no começo de 2018, o Hospital adquiriu suporte para realização de cirurgias pediátricas de maior complexidade, a exemplo de cardíacas, neurológicas e traumatológicas.

 

Com capacidade para receber cerca de quatro mil crianças por mês, a ala pediátrica oferece pronto atendimento e internação clínica em 14 leitos, divididos entre leitos privativos e semiprivativo, onde ficam internadas duas crianças com seus respectivos acompanhantes. A nova UTI atende a demandas encaminhadas pelo próprio pronto atendimento pediátrico do Hospital ou por outras unidades de saúde, conforme explica a pediatra Carolina Parente (CRM 11.473, RQE 5997), coordenadora médica da Pediatria do Hospital São Camilo Cura d'Ars. “A inauguração da UTI Pediátrica foi de grande relevância para complementar a assistência adequada à criança, pois, além de dar suporte para as cirurgias eletivas de grande porte realizadas no Hospital, presta assistência a crianças com quadro clínico mais grave.”

O Pronto Atendimento Pediátrico, a UTI, o Centro Cirúrgico e a Unidade de Internação estão na Unidade Nogueira Acioly. Para toda essa estrutura funcionar de forma adequada, há ainda o apoio de laboratório e clínica de imagem funcionando 24hs, oferecendo suporte à UTI e ao pronto atendimento pediátrico.

“Na pediatria do Hospital São Camilo Cura d’Ars já foram realizadas de forma eletiva cirurgias cardiovasculares e neurocirurgias, além de cirurgias pediátricas em geral, tanto de urgência como eletivas. Há também o envolvimento das diversas especialidades pediátricas, como neuropediatria, cardiopediatria, gastropediatria, pneumopediatria, hematopediatria. Os pacientes podem contar ainda com o suporte da equipe multiprofissional do Hospital, como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social”, detalha Carolina Parente.

Saiba mais

Até a década de 1980, a instituição foi a principal maternidade do Estado, sendo ainda hoje o hospital que mais realiza partos no Estado. Após os anos 2000, o Hospital viveu um processo de modernização, passando a atender a outras especialidades médicas. O São Camilo Cura d'Ars atende por meio de convênios com os principais planos de saúde do Brasil e em regime particular.

O Hospital é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, uma instituição italiana presente no Brasil desde 1923. Em 2016, foi inaugurada a unidade Nogueira Acioly, que expandiu a área de 8.500m² para 24 mil m², dobrando sua capacidade de atendimento. O nome Cura d’Ars veio de um título concedido ao padre João Maria Batista Vianney, que foi pároco da cidade de Ars, na França, canonizado no ano de 1925.

SERVIÇO

Onde: rua Costa Barros, 833 – Centro. Fortaleza, Ceará


Mais informações: (85) 3464.7000 ou pelo site saocamilofortaleza.org.br

Responsável Técnico: Dr. Madison Mont’Alverne. CRM: 3794