Como uma pesquisa de mercado funciona como ferramenta de orientação?

Saber para quem é o seu público, as necessidades e desejos dele são imprescindíveis para tomar as decisões corretas na sua empresa. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para isso

16:12 | Dez. 05, 2018

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Como o próprio nome já diz, a pesquisa de mercado é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo levar o empreendedor a conhecer melhor o seu mercado. Os dados coletados servirão de base para as mais diferentes tomadas de decisão. Confira o que o Guia do Empreendedor das Galáxias preparou para você sobre o assunto!
 
Como fazer uma pesquisa de mercado?
A orientação dos especialistas é que o investidor trace três pilares no começo de uma pesquisa de mercado: público, concorrentes e mercado fornecedor. As informações resultantes servirão para várias tomadas de decisão.

A partir da segmentação do público, o empreendedor vai poder definir as características dos produtos ou serviços que vai oferecer. “Vou pensar, por exemplo, no material que eu vou usar. Se vai ser mais durável para atender um público mais exigente, ou menos durável para consumo mais rápido”, exemplifica a analista de negócios Mônica Tomé*.
 
O segundo pilar a ser traçado é dos concorrentes que estão no mercado. A pesquisa vai servir para pensar nos diferenciais a serem ofertados. “Eu não vou estar num mercado estéreo, vou estar num mercado dinâmico, vivo e que existem outras pessoas oferecendo produtos semelhantes ao meu ou atendendo necessidades semelhantes àquelas que estou me dispondo a atender”, lembra a especialista.
 
O terceiro pilar trata do mercado fornecedor, da cadeia de suprimentos e insumos. Segundo Mônica, uma pesquisa antes de iniciar o negócio vai permitir saber se o empresário está em um mercado fornecedor muito restrito, ou se dependerá de um ou dois fornecedores e terá dificuldade de substituí-lo. “Um fornecedor muito longe, por exemplo, pode tirar a competitividade porque terá um custo de transporte maior”, explica. 
 
Quais são os tipos de pesquisa?
Um pequeno empresário pode realizar três tipos de pesquisa. A primeira delas é a pesquisa direta, na qual a empresa vai diretamente ao consumidor e verifica desejos, necessidades ou satisfação com algum produto ou com o próprio mercado. Ela tem um custo mais alto e precisa ser muito bem planejada.
 
Outra forma são as pesquisas secundárias, que são aquelas feitas a partir de dados já coletados para determinado segmento, serviço, produto ou público. “Pesquisas como Censo e Pnad são pesquisas que nos fornecem muitos dados sobre o comportamento da população, perfil... Geralmente, as pessoas pouco utilizam e hoje, com a internet, nós temos muita informação disponível”, destaca Mônica Tomé.
 
Uma terceira possibilidade é o levantamento de informações a partir da observação. Um exemplo desse tipo de levantamento é o “cliente oculto”, metodologia em que um analista se passa por cliente para observar como está o andamento do processo de venda ou prestação de serviço. 
 
“É uma coisa que não custa caro, mas a gente precisa educar nosso olhar e a forma de perceber o mercado. Quando você está dentro do processo, você não percebe e não sabe o que está acontecendo dentro da empresa. E algumas informações gerenciais que você tem, não se explicam sozinhas. São questões onde é observada a atitude dos colaboradores, por exemplo”, pontua a analista.
 
Como aplicá-la nos negócios?
Todos os dias, empresários têm que tomar decisões relevantes para o desempenho da empresa com base no mercado ou nas estratégias de marketing. Muitas delas, serão tomadas a partir da pesquisa de mercado. 
 
Ao conhecer o perfil do seu consumidor, o empresário vai poder, por exemplo, melhorar a decisão de como vai disponibilizar o seu produto, a estrutura de logística, qual o meio de comunicação ele está usando para se comunicar com o seu cliente e se está funcionando bem. “Basicamente, todas as decisões do marketing passam pelas informações que serão coletadas na pesquisa”, explica Mônica Tomé.
 
Qual a periodicidade ideal para realizar pesquisas de mercado? 
A pesquisa deve ser melhor estruturada quando o empreendedor está pensando em começar um negócio e depois, pelo menos uma vez por ano para saber como está o mercado.
 
O ideal é que as informações sejam mescladas com uma avaliação da empresa, de como estão os negócios e quais resultados estão sendo gerados. “Buscar entender como está o mercado é uma coisa que você precisa estar fazendo permanentemente”, ressalta a analista de negócios.  
 
Segundo ela, o empresário deve buscar todas as informações de mercado e cruzar os dados dessas perspectivas com a realidade do negócio. “Não é só buscar informação, é buscar e analisar as informações que estão fora com as que eu estou obtendo dentro da empresa. Qualquer informação que eu tenha gerado dentro da empresa e que não permita que eu tome uma decisão ou trace uma estratégia, é gastar dinheiro, perder tempo, porque ela não vai me dar retorno algum”, lembra. 
 

*Mônica Tomé é analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do
Estado do Ceará (Sebrae/CE)