Aprenda a fazer uma promoção de sucesso

Separamos algumas dicas para você montar uma promoção e atingir seus objetivos de vendas com sucesso

18:03 | Dez. 05, 2018

Young woman in the city (foto: Getty Images)

Quem nunca fez uma comprinha só para aproveitar a promoção, parabéns! Você integra uma pequena porcentagem da população que resiste a esta palavra estampada nas vitrines. A maior parte do público que se esbarra com uma liquidação nas lojas entra para dar uma olhadinha e acaba de sacola cheia. E há também quem espere o ano todo para fazer compras exclusivamente nos períodos de preços baixos.

O Guia do Empreendedor das Galáxias preparou dicas imperdíveis para você montar uma superpromoção no seu negócio e sair lucrando com isso. Confira!

Planeje-se

Como qualquer passo a ser dado dentro de um negócio, planejar o público-alvo, o objetivo, quando e quais estratégias serão usadas para montar uma promoção vai evitar prejuízos e um efeito negativo.

“Tem que ter muito cuidado porque eu posso depor contra a minha marca. Não posso, por exemplo, colocar em promoção de 50% uma peça que vendeu muito no mês passado. Quem comprou pelo preço normal vai ficar com raiva”, alerta Bruno Leitão*, especialista em marketing.

Defina o produto e o público-alvo

Em lojas de produtos diversificados, como supermercados, por exemplo, você precisa definir quais produtos quer colocar em promoção. Definido isso, vai decidir para quem você quer que a promoção se destine: se para clientes já fidelizados, se para novos clientes, enfim, para qual público você quer vender.  

Trace um objetivo

Fazer uma promoção pode ter vários objetivos: desencalhar peças antigas para dar lugar a novos produtos é a mais comum. Mas ela pode servir também para aumentar o volume de vendas e o faturamento; divulgar a marca; atualizar o cadastro de clientes; chamar atenção para uma nova linha de produtos; entre outros. A escolha vai depender das necessidades do empresário. 

Traçando o objetivo da promoção, você vai poder escolher melhor o tipo de desconto ou benefício a ser dado ao cliente.

Escolha a estratégia

Você pode conquistar seus clientes das mais variadas formas. As estratégias de baixar os preços, de leve duas e pague uma e descontos progressivos são as mais comuns. Bruno leitão lembra que fazer mais do mesmo pode não trazer o efeito desejado. “As promoções hoje estão muito batidas. O ideal é que você consiga entender quem é o seu público-alvo para fazer coisas bem criativas, sair do lugar comum”, diz.

Uma estratégia que tem funcionado bem com clientes dos mais variados setores produtivos é a da “gameficação”. Nela, o público consome o produto e é estimulado a participar de brincadeiras que geram prêmios e brindes. “É uma estratégia que está dando certo porque não tem idade certa e as pessoas estão participando”, destaca Bruno. Segundo ele, as estratégias que estimulam a interação dos clientes com marca, especialmente através das redes sociais, também estão em alta no momento. 

Defina o preço ideal

O fato de você querer aumentar o volume de vendas com preços mais baixos não quer dizer que você precise ter prejuízo. Pelo contrário. O ideal é que você aumente o seu faturamento. Para isso, é importante que você saiba a margem de lucro em cima de cada peça para definir qual desconto pode aplicar em cima de cada uma. 

“Uma estratégia boa é pegar produtos de baixo giro (pouca saída), que tem alta margem de lucro, e combinar com produtos de alto giro (muita saída), que têm baixa margem de lucro, para equilibrar”, sugere Bruno Leitão.

Escolha o período certo

As épocas que são naturalmente de baixas vendas, tais como agosto (pós Dia dos Pais) e setembro, são as melhores. É preciso ficar atento também à frequência das promoções para evitar a banalização. “Quando eu faço promoção demais, eu acostumo o meu cliente e prejudico minhas vendas. Pode cansar o público e acabar não dando mais o retorno esperado”, lembra o especialista. 

Treine seu pessoal

Todos que estarão no front de vendas devem estar informados das promoções e aptos a tirar dúvidas dos clientes.

Divulgue sua promoção

Fazer todo o planejamento, ter ideias geniais e ninguém saber disso é trabalho, tempo e dinheiro jogados fora. Alguns dias antes, divulgue o início da promoção e no período, intensifique a divulgação para que a informação chegue ao máximo de pessoas possível. As redes sociais são ótimas caminhos para isso. 

*Bruno Leitão é consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Ceará).

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