Saiba os benefícios de ter uma rede de contatos

Estar confiante de que seu centro de controle pode ajudá-lo em caso de imprevistos traz tranquilidade para a tripulação

17:21 | Out. 26, 2018

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O mundo dos negócios é construído por relacionamentos interpessoais que são vitais para o empreendedor na hora de vender, comprar e negociar. Construir uma rede de contatos pode facilitar o processo de desenvolvimento de um projeto de forma mais prática. 
 
Para a psicóloga Ana Cláudia Sucupira, o primeiro passo para construir algo sólido é saber para onde se deseja ir, qual o seu objetivo e como você se enxerga no futuro daqui a cinco, 10, 25 anos. Sem essas perguntas respondidas, qualquer caminho seguido não fará diferença: “não é com qualquer pessoa que você vai se relacionar. Conhecer seu propósito é fundamental na tomada de decisão de qualquer negócio”, adverte.
 
Essa “agenda” é estruturada a partir de atuações em eventos sócioculturais e locais onde ocorram reuniões, seminários e palestras. “Participar de associações e encontros é essencial na construção desses relacionamentos”, afirma a psicóloga. Ela fala da importância na participação ativa em entidades que tenham semelhanças com o que o futuro gestor tem ou pretende abrir. “É por meio dessas relações que as oportunidades podem acontecer”, relata.
 
Os benefícios de bons relacionamentos 
Ana Cláudia pontua que ter uma rede de contatos é uma característica muito forte dos empreendedores de sucesso, pois a prática auxilia na busca de informação para um planejamento eficaz da realização e abertura de um negócio, bem como minimiza os riscos que são inerentes. “Nela, que é uma verdadeira viabilizadora de oportunidades, estão contidos fornecedores, concorrentes, clientes, ou seja, pessoas que podem ser usadas na tomada de decisão”. A psicóloga diz que, a partir desses vínculos, é possível obter informações importantes para saber a hora de recuar, de avançar, de abrir, de mudar ou de ampliar um negócio.
 
A psicóloga diz que após fazer perguntas como quando, onde e como abrir sua empresa, é chegado o momento de falar com pessoas certas para a tomada de decisão. “Seja quem já está no mercado ou um gerente de banco que fale sobre taxas de financiamento, um fornecedor, alguém do governo, um contador”.
 
Para a especialista em marketing Iandra Nascimento*, essa rede de relacionamentos é necessária para construir credibilidade: “ter qualidade e passar confiança é imprescindível, caso não, isso fragiliza a relação”. Ela também aponta que ser comunicativo e ter empatia ajudam a ter apoio, confiança e segurança antes de iniciar algo.
 
*Iandra Nascimento é consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)