Negócios sustentáveis: como empreender pensando no meio ambiente?

Modalidade que preza pelo consumo consciente e com baixo impacto ambiental ganha força no mercado

15:34 | Out. 30, 2018

NULL (foto: )
[FOTO1]
Para quem pretende se tornar um empreendedor das galáxias, fazer todo o processo da forma correta, mas acabar com sujeira circulando pela atmosfera não é nada legal. Uma das principais tendências do mundo do empreendedorismo, os negócios sustentáveis se definem como empresas que possuem, de alguma forma, um direcionamento para quesitos de sustentabilidade, como a redução no impacto ambiental do lixo produzido. 
 
Em um estudo liberado no início de 2018 pelo Instituto para Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, a sustentabilidade terá papel de protagonismo nas empresas, por conta da crescente relevância do tema. “São negócios que fazem parte de novo modelo empresarial. Seus produtos e serviços são desenvolvidos pensando de forma integrada nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, abrangendo todo o ciclo de vida do produto, indo até o seu descarte no fim da vida útil desse produto”, define Alice Mesquita*, especialista em consultoria para pequenos negócios. 
 
Em relação ao Ceará, Alice conta que as empresas que mais se enquadram na definição de sustentáveis são as que trabalham com comidas orgânicas e as que inseriram métodos eficientes de reciclagem no cotidiano. A especialista também define que a verificação da origem das matérias-primas são um ponto sempre verificado pelos empreendimentos, além da valorização da mão de obra. 
 
“Essa é uma onda que tende a crescer em função até de pressões do mercado por empresas mais enxutas e produtivas. As pessoas estão incorporando comportamentos socioambientais ao seu modo de vida e isso se reflete na hora de comprar algum item, e optam por aqueles que possuem uma preocupação com o meio ambiente”, explica Alice. Além desse aspecto, o marketing das empresas também pode se beneficiar por apresentar tais iniciativas como forma de atrair o público. 
 
Para quem procura por exemplos de possíveis empreendimentos, o Sebrae possui uma lista de negócios com vieses sustentáveis. Entre as possibilidades estão gráficas, fábricas de calçados, restaurantes naturais e lava-jatos.