Não saia da Matrix: crie uma loja 100% online

Além dos custos reduzidos, um empreendimento digital permite uma abrangência mais ampla aos serviços prestados

16:50 | Out. 29, 2018

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Duas opções na sua frente. Na pílula azul, o contato direto com o cliente, a oportunidade de oferecer serviços diferenciados de imediato e um local fixo para empreender. Na pílula vermelha, todo o mundo virtual a disposição, com a possibilidade de vender para o Brasil inteiro e o exterior, além da facilidade do consumidor em acessar todos os produtos. Para quem está em busca de começar a vender produtos, abrir uma loja 100% online pode ser a alternativa ideal para alguns empreendedores. 
 
A primeira vantagem de apostar nessa modalidade é o da redução de custos com locação e deslocamento para um local de trabalho. Honório Melo, diretor da Iativa Tecnologia e Comunicação*, relembra que, por mais que o serviço esteja baseado na internet, os produtos ou serviços comercializados estão presentes fisicamente. Ou seja, a contratação de fornecedores confiáveis e um espaço dedicado ao estoque continuam sendo itens obrigatórios. 
 
“O nome é virtual, mas ela tem todos os processos da loja física, além de procedimentos que não são comuns na loja presencial, como verificação constante de métricas, para ver o acesso ao site, o aspecto de marketing digital. Você tem um know-how diferente para a loja”, explica Melo. O diretor também sugere, como forma de reduzir espaços operacionais, a contratação de uma empresa de estoque terceirizado.
 
Mudança de cenário 
Para Davi Queiroz, empreendedor digital e fundador da loja de camisetas Miss Allegretti, a migração para o mundo online foi gradual. Após uma primeira experiência no segmento, continuou com a aposta em uma loja física. Com o tempo, decidiu investir todos os recursos na manutenção e expansão do site. Hoje, toda a produção da Allegretti é dedicada a vendas virtuais. 
 
Outro ponto que pesou para a decisão foi o aspecto da capilaridade, ou seja, o alcance que um serviço pode ter para com o público. “Com a loja online, a gente tem uma abrangência maior de atingir um público geral, no Brasil inteiro e até em outras partes do mundo. A loja virtual pode ficar aberta 24h por dia, pode receber vários tipos de pagamento, o cliente tira as dúvidas no momento em que ele precisa, então, a mudança foi por conta disso”, fala. 
 
Para quem está em busca de se inserir no mercado, Davi explica que fazer uma pesquisa para observar nichos com baixa oferta de serviços é uma estratégia para saber como se posicionar. Ainda assim, a oportunidade deve estar atrelada ao desejo ou expertise do empreendedor na área em que atuará. “Isso é bem interessante porque consegue entender o que o cliente está procurando, e com esse feeling no sangue, ele sabe o que o mercado quer e isso vai acelerar o processo de sucesso que ele vai ter no empreendimento.”
 
Dicas de Davi Queiroz para o início de um empreendimento virtual
 
- Entender como funciona o sistema de vendas online, como a ocorrência de chargeback (cancelamento de venda via cartão) e técnicas de SEO para impulsionamento do alcance do serviço;
 
- Começar com divulgação das vendas via Facebook ou Instagram, como forma de ver, em um primeiro momento, como funcionará a dinâmica do negócio;
 
- Descobrir qual é a melhor forma de fazer o transporte dos produtos oferecidos, ao pesquisar as empresas mais confiáveis e ágeis.
 
*Honório Melo é consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)