Criatividade é primeiro passo para obter sucesso no mercado

Com a concorrência batendo a porta, é importante estar munido de criatividade e inovação para se destacar no mercado e chamar a atenção do consumidor

15:06 | Out. 22, 2018

Business people meeting at office and use post it notes to share idea. Brainstorming concept. Sticky note on glass wall. (foto: Getty Images/iStockphoto)

Público satisfeito e sucesso no empreendimento. Isto é o que, em geral, todo empresário deseja ao abrir seu negócio. Para atingir o objetivo, é necessário ficar atento a algumas questões que podem fazer a diferença no mercado. Criatividade e inovação são, por exemplo, ferramentas que contribuem para o bom desempenho da empresa. Produtos e serviços diferenciados podem atrair ainda mais a atenção do consumidor.

De acordo com Glauber Almeida, jornalista e especialista em economia criativa e inovação*, antes de abrir um negócio, é importante que a pessoa entenda em qual mercado está se inserindo e qual público deseja atingir. “É importante compreender quem são os clientes, os fornecedores e até os concorrentes, para que não abra um empreendimento tradicional, com os serviços que já existem”, frisa.

O profissional pontua que a inovação traz um diferencial em todos os sentidos. “Inovar é empreender para o público consumidor que vai atender essa necessidade. A inovação hoje pode ser incremental, quando ela renova algo que já existe, ou disruptiva, quando cria um mercado completamente novo.” 

O profissional ressalta que criatividade dá subsídio para que qualquer negócio fuja do óbvio e se destaque no mercado. “A inovação entra nesse aspecto. Por exemplo, se você gosta de cachorro e quer abrir um negócio, não é necessário abrir petshop, você pode abrir um hotel para cachorro”, explica. 

Além disso, Almeida aconselha realizar testes antes de abrir o negócio fisicamente. “Uma alternativa é começar fazendo vendas pelo Instagram, pois é um canal simples hoje. Isso é o que a gente mais recomenda: teste seu produto, seu mercado, seu serviço. Dessa forma, é possível perceber se ele pode se sustentado ou não.” 

Para Daniele Lima, o desejo de abrir um negócio sempre esteve presente. No entanto, o plano só começou a sair do papel quando entrou no curso “Sebrae Canvas”, que auxilia o empreendedor a abrir seu empresa de forma criativa. “Eu estava querendo abrir uma loja física de brinquedo. No entanto, a gente resolveu abrir primeiro como loja virtual”, conta.

Para se estabelecer no mercado, Daniele resolveu iniciar o negócio pelo Instagram. “Escolhi iniciar a ‘ZigZáp Brinquedos’ online também pela praticidade. Hoje, muitas pessoas estão carentes de tempo, mas com os aniversários infantis, elas acabam precisando  ir ao shopping para comprar algo. A loja na rede social vem para esses que não tem esse tempo”, frisa, também destacando que outro diferencial da loja virtual é a pronta-entrega. “Estamos facilitando a procura do cliente e, também, levando a encomenda até ele em menos de quatro horas”, destaca. Para divulgar a conta na plataforma online, a empresária conta com uma empresa de marketing, que estuda a melhor forma de atingir o público.

(%2b) Saiba mais sobre ter ideias criativas e inovar

*Coordenador no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)