Cafeterias e empreendedorismo: uma combinação de sucesso

Empreendimento com interesse crescente por parte dos empreendedores cearenses, o desenvolvimento de uma cafeteria está aliado a criatividade e paixão pela gastronomia

10:15 | Out. 29, 2018

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Depois de todas as batalhas enfrentadas pelo empreendedor das galáxias, parar para tomar um café é um momento de descanso garantido em todas as galáxias. Quente, gelado, com ou sem acompanhamento, os cafés são tradicionais no Brasil. Para quem deseja entrar de vez nesse mercado, algumas diretrizes precisam ser obedecidas para desenvolver um empreendimento bem sucedido. 
 
Pode parecer óbvio, mas a atenção aos quesitos de produtos oferecidos e atendimento precisa ser redobrada em estabelecimentos do gênero cafeteria ou bistrô, pois é preciso deixar uma boa impressão de imediato no cliente. Dentro desse objetivo, a fundadora do Salanda’s Café, Fabiola Tavares, conta que sempre gostou de cozinhar, mas é no atendimento cotidiano que encontra a satisfação diária para continuar. 
 
Sobre o início do empreendimento, Fabiola relembra que os pais já eram donos de um negócio no ramo de buffet. Logo, a migração foi ágil. “Minha mãe já tinha conhecimento em gastronomia e eu fiz uma pesquisa [sobre cafeterias] fora do Ceará. Era um mercado que na época não existia, eram no máximo cinco cafés por aqui. O que dá um valor muito pequeno para nossa região, pois é um consumo que todo brasileiro toma”, diz. 
 
Mercado 
Em relação ao cenário local, a fundadora avalia que existem muitas oportunidades, pois as ramificações são variadas. Decisões como servir pratos típicos de bistrô, ter um espaço mais intimista, decidir quais tipos de café serão servidos ou investir em uma área para eventos são algumas das diretrizes que os futuros empreendedores precisam ter em mente para ter um diferencial. Alguns:
 
- Bebidas destiladas combinam com os sabores do café. Licores, conhaques e outros funcionam para compôr novidades.
 
 - Além de degustarem o café no próprio estabelecimento, alguns clientes também gostam de levar a produção para casa. Logo, disponibilizar o produto em pó ou em grãos é um atrativo a mais.
 
- No aspecto do ambiente, os cafés tendem a ser procurados por grupos de amigos e interessados em estudos. Então, ter um local que proporcione conforto pode ser uma vertente a ser seguida. 
 
Segundo Alice Mesquita, especialista em consultoria para pequenos negócios, o cenário cearense despertou há pouco tempo para as oportunidades no ramo das cafeterias. “O empreendedor deverá estar aberto para contribuir com a capacitação de seus funcionários, uma vez que esse negócio exige uma mão-de-obra mais especializada e com conhecimento sobre os produtos disponíveis para venda”, reflete. 
 
*Alice Mesquita é articuladora de atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)