E agora: qual é o local ideal para minha empresa?

Escolher o espaço adequado para empreender não é tarefa fácil. Para quem busca um lugar ao sol, fazer a escolha certa pode ser fundamental para o sucesso

18:39 | Set. 21, 2018

NULL (foto: )
[FOTO1]
Você é um empreendedor, fez seu planejamento, análise de mercado, atentou-se aos aspectos legais e às regras governamentais para que sua empresa esteja conforme a lei, mas ainda não tem um local definido para abrir seu negócio. E agora, José? O que fazer na hora de escolher um local? Quais os critérios para selecionar um lugar? Onde é possível fazer essa busca? Estas são umas das perguntas que feitas antes de dar o primeiro passo rumo a um espaço para o negócio.
 
Segundo Mônica Tomé*, especialista em consultoria empresarial, a localização dependerá, sobretudo, do serviço que a empresa oferecerá.  Uma das primeiras análises que deve ser feita é a do público alvo. “Não basta o lugar ter movimento, pois a atividade depende de como ela alcança o consumidor. O negócio só terá sucesso se ele conversar com seu cliente”, afirma. A especialista aconselha também analisar espaços com boa mobilidade, com bom fluxo e, dependendo do projeto, se está próximo a pontos de ônibus. “Fazer com que a localização seja fácil é essencial. O êxito depende muito do acesso, há que facilitar a chegada do cliente”, afirma.
 
Após ser verificado se aquele espaço está próximo do seu público alvo e se ele é de fácil acesso, é preciso avaliar se existe concorrência nessa área. Mônica também relata que observar se há possibilidade de crescimento é fundamental, citando com exemplo um restaurante que pode começar pequeno e, com o decorrer do tempo, crescer tendo a necessidade de expansão.
 
Agora que você está atento às novidades, fez seu planejamento, análise de mercado, é hora de seguir as dicas para não errar quando for escolher o local em que vai empreender. “Essa busca pode ser feita com imobiliárias especializadas, na Prefeitura, dependendo de o negócio precisar de licença para estar em determinado local, e até mesmo por visitas físicas em bairros”, finaliza.
 
 
*Mônica Tomé é analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)