Caminhão do Cidadão leva documentação básica e facilita o acesso a direitos em todo o Ceará

O atendimento é inteiramente gratuito e, entre as ações, oportuniza emissão de uma série de documentos

06:00 | Dez. 23, 2025

Por: Estudio O POVO
Unidades reúnem diversos órgãos em um só ambiente (foto: Mariana Parente/SPS)

No Ceará, garantir cidadania significa aproximar serviços essenciais de quem mais precisa. É com esse objetivo que o Caminhão do Cidadão, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS), percorre os 184 municípios levando emissão de documentos básicos para comunidades de difícil acesso, de distritos rurais a territórios indígenas, quilombolas e assentamentos.

Coordenador do programa, Isaac Lima explica que a rota é construída a partir das demandas enviadas por prefeituras e associações comunitárias. Segundo ele, o foco é atender públicos que historicamente enfrentaram obstáculos para acessar documentação básica.

“Neste ano, a SPS promoveu mutirão de pescadores, atendimento em assentamentos rurais, territórios indígenas e quilombolas, buscando democratizar o acesso a serviço e compreendendo a diversidade de públicos que precisam e têm direito a esse serviço”, destaca.

No caminhão, o atendimento é gratuito. A população pode emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o CPF, a Carteira de Trabalho Digital e o Atestado de Antecedentes Criminais. Para Isaac, essa etapa é essencial na vida do cidadão.

“O acesso à documentação básica é o primeiro passo para a garantia da cidadania e de direitos básicos. O documento oficial de identidade lhe permite buscar programas sociais, além de ser exigência para matrícula em escola, Sistema Único de Saúde e outros”, reforça.

 

Mais de 32 mil atendimentos até junho

Somente no primeiro semestre de 2025, o Caminhão do Cidadão realizou:

  • mais de 32 mil atendimentos;
  • 22.388 documentos emitidos;
  • 71 municípios alcançados.

Números que mostram o impacto da iniciativa na vida de famílias que antes precisavam viajar longas distâncias para ter um documento em mãos.

 

Quando a cidadania chega na porta de casa

Em Tamboril, a comunidade quilombola de Barriguda recebeu o caminhão depois de anos de dificuldade para atualizar documentos. Jairla Gomes, 27, lembra que sua última identidade havia sido emitida em 2013.

“Dizem que é muito difícil, precisa chegar em tal horário, passa o dia todo para ser atendido. Tem que ir em Sobral”, conta. “[Ter o Caminhão do Cidadão] facilita demais para as pessoas que não tem condições de sair de casa e viajar. Além de atender mais perto”, conta.

Na Capital, a rotina também ficou mais leve. No Residencial Yolanda Queiroz, Amanda Santos, 35, conseguiu atualizar a documentação dela e das filhas, uma delas autista, o que tornava ambientes cheios um desafio.

“A gente tinha que ir lá para o Iguatemi, para outros cantos, e agora foi bom demais. Graças a Deus, não precisou pegar fila nem nada, foi rápido. Facilita muito”, afirma.

O que o Caminhão oferece

  • Carteira de Identidade Nacional (CIN)
  • 1ª via do CPF
  • Carteira de Trabalho Digital
  • Atestado de Antecedentes Criminais


Documentos necessários para emitir a CIN

  • CPF regular;
  • certidão de nascimento (solteiros) ou casamento (casados);
  • comprovante de residência com CEP válido.

Como saber por onde o caminhão vai passar
A rota semanal é divulgada pela SPS:
Site: sps.ce.gov.br
Instagram: @spsceara