Sistema Fecomércio lança web série sobre cases de sucesso do empreendedorismo feminino

Com o objetivo de inspirar outras mulheres a investir no próprio negócio, o "Agora que são elas" traz histórias de sucesso de três grandes empresárias do Estado

07:00 | Mar. 02, 2020

Personagens foram escolhidas com base nos três setores mais fortes de empreendedorismo feminino (foto: Reprodução)

O número de mulheres à frente dos grandes negócios tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Fugindo dos rótulos e papéis pré-definidos do gênero, elas estão ampliando espaço neste universo onde os homens estão entre os principais nomes. Olhando para essa realidade, o Sistema Fecomércio composto pela Federação do Comércio, Sesc e Senac, resolveu colocar em prática a plataforma “Agora que são elas”.

Fazendo um recorte do empreendedorismo sob o olhar da mulher, o projeto, formulado em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO (GCOP), consistirá em uma websérie que vai contar a história de três cases de sucesso do empresariado feminino no Estado. Serão, ao todo, quatro episódios, com lançamento previsto para março, mês em que é comemorado o Dia da Mulher. “A proposta é contar histórias de empreendedoras que possam inspirar outras mulheres e nortear suas carreiras”, explica Raquel Barros, coordenadora geral de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio do Ceará.

A escolha das personagens foi feita em cima de uma análise sobre os três setores mais fortes entre o empreendedorismo feminino: gastronomia, moda e beleza. Com isso, a Fecomércio convidou para estrelar a websérie a confeiteira e proprietária da Da Ió Bolos, Iolanda Galvão, a dona das marcas de roupa Florinda e Famel, Fátima Brilhante, e a fundadora da loja de maquiagens La Make, Laryssa Zabulon.

No episódio de estreia, as três debatem a trajetória e dificuldades enfrentadas por elas desde a construção do negócio até atingir a estabilidade no setor. Entre os pontos discutidos, as empresárias destacam a capacitação em áreas específicas e aprimoramento de conhecimentos com cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como a principal chave para que elas conseguissem conquistar ainda mais espaço no mercado. “Esses cursos me proporcionaram a oportunidade de conhecer outros profissionais e ter outras perspectivas sobre o ramo”, ressalta Iolanda, que largou o emprego na indústria têxtil para empreender no setor gastronômico.