Entenda como o Cetur fomenta o turismo cearense

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), que integra o Sistema Fecomércio/CE, enfatiza ações de qualificação profissional, gestão empresarial, geração de indicadores econômicos e articulação com as esferas executivas e legislativas, em torno de programas e assuntos de interesse do segmento.

07:00 | Abr. 29, 2019

Cetur avalia que a chegada de novos negócios, como o hub aéreo, incentivam o turismo no Estado. (Foto: Divulgação) (foto: Divulgação)

O Ceará vive bom momento no segmento turístico. Esta é a avaliação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio/CE que, desde dezembro de 2015, representa empresas com objetivo de planejar e realizar ações de fortalecimento do setor. O espaço de protagonismo empresarial concentra-se em núcleos de articulação, representatividade e implementação de projetos para potencializar o crescimento por meio de parcerias com universidades ou centros de pesquisa.

Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Cetur e do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos do Ceará (Sindieventos), explica que a instituição possui alguns eixos prioritários para trabalhar. “Um deles é a pesquisa relativa a diagnósticos, onde trabalhamos com índices para entender como age a cadeia produtiva do turismo.” Para a gestora, entre as razões para essa crescente no turismo está a nova administração do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins e o hub aéreo inaugurado na Cidade pelas empresas Air France/ KLM/ GOL e a interação entre as instituições do setor.

Desde abril de 2018, essa realidade vem impondo nova dinâmica ao turismo local, sendo ofertados voos diários interligando a capital cearense ao continente europeu. “É importante traçar objetivos e estratégias que favoreçam ao empresariado, oferecendo um norte daquilo que possuímos neste cenário. Além da infraestrutura que o Governo do Estado propõe, a malha aérea e os hubs dão mais confiabilidade para quem quer investir em turismo no Ceará”, explica Circe Jane.

Para Marcos Pompeu, secretário executivo do Cetur, a instituição possui um programa chamado Ciclo de Palestras, cujo objetivo é trazer grandes nomes do turismo brasileiro e internacional. “Nós trouxemos personagens de destaque, como Caio Carvalho, Paulo Gaudenzi, Guilherme Paulus e Eduardo Sanovicz para discutir com os empresários e componentes do conselho temas e estratégias importantes da atualidade.” Ele acrescenta que, além das palestras, há participação do Cetur nos três grandes planejamentos estratégicos do Estado, que são o Fortaleza 2040, o Ceará 2050 e o Rotas Estratégicas da Fiec [Federação das Indústrias do Estado do Ceará]. 

Entre as iniciativas para este ano, o Conselho planeja ampliar, por meio de pesquisas, o turismo de negócios e eventos, através de parceria do Cetur com a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur). “Temos um ambiente muito favorável ao crescimento de negócios e eventos, visto que possuímos um dos centros de eventos mais modernos do país, além dos hubs aéreo, tecnológico e portuário como ambientes de crescimento importantes.”

Parcerias de sucesso

No dia 9 de abril, foi lançado um estudo pioneiro sobre o impacto econômico do turista de eventos em Fortaleza, realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Conselho. “No momento, a nossa principal parceria de pesquisa está sendo com a Fecomércio, através do Cetur, juntamente com a Unifor sobre dimensionamento econômico do turismo de eventos no Estado”, coloca Suemy Vasconcelos, diretora da instituição Visite Ceará/FC&VB e membro do Cetur.

O estudo durou um ano e quatro meses e contou com a participação de 23.712 pessoas, contendo dados para nortear o impacto econômico do turismo de negócios e eventos no Estado. Foram indicados e discutidos 12 pontos, como origem dos turistas, escolaridade, renda familiar, característica do grupo, organização da viagem, permanência no Ceará, meios de hospedagem, os tributos que ficam para a gestão pública, entre outros. E, como resultado, percebeu-se que o turista impactou a economia local em um total de R$ 549,6 milhões em 2018.